Não podemos negar que a febre amarela se tornou uma preocupação na vida de todos os brasileiros. Uma vez que não se fala em outra coisa. As filas enormes que milhares de pessoas formam todos os dias nos postos de vacinação provam o quanto a doença tem tirado o sono da população.
Mesmo com tanta discussão sobre o assunto as pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre a doença. Por isso o blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, vai falar alguns mitos acerca da febre amarela.
Macacos causam febre amarela
Não os macacos não transmitem febre amarela. Na realidade os macacos, principais hospedeiros da febre amarela, são tão vítimas da doença quanto qualquer pessoa. Na realidade a doença é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, em regiões urbanas. Que já é uma figura bem conhecida por causar de outras doenças dengue e chikungunya.
Idosos e gestantes não podem tomar a vacina
Mais uma mito, esses dois grupos estão liberados para tomar a vacina em casos de surtos. Mas somente sob orientação médica.
Os casos nos quais a vacina é contraindicada são: pessoas que são alérgicas as substâncias encontradas na vacina, menores de 9 meses e pessoas com imunidade baixa.
A vacina fracionada é menos eficaz
Mais uma informação equivocada, a vacina fracionada é tão eficaz quanto à dose única. A principal diferença é seu período de validade que é de 8 anos.
Febra amarela é contagiosa
A única maneira de ser contaminado pela febre amarela é através da picada do mosquito.
Nos estados mais afetados faltam vacinas
Apesar da grande procura a vacina está disponível em todos os estados do Brasil. O que está acontecendo é um problema de logística. Por isso as autoridades estão recomendando a vacinação somente para quem mora nas áreas de risco.
Tire suas dúvidas sobre a Febre Amarela no link: https://goo.gl/qEi8K9
Deixe um comentário