Durante a gestação, alguns fatores podem ocasionar a malformação do feto. Desta maneira, eles podem ser congênitos, sendo assim formados com o individuo ou podem ser externos ao desenvolvimento fetal.
Veja a seguir alguns motivos que podem contribuir para a malformação e fique atento a eles.
<<Leia também: Os palpites durante a gravidez.>>
Problemas cardíacos.
Gestantes portadoras de alguma anomalia cardíaca ou que já tiveram filhos com problemas no coração, devem ficar alertas quanto a possíveis doenças cardíacas nos bebês. Esse tipo de problema pode ser diagnosticado em ultrassonografias.
Sistema digestivo e urinário.
Tratando-se de fatores congênitos, as causas da malformação fetal podem ter natureza genéticas, do uso de substâncias químicas ou até mesmo infecções. Assim, dois dos sistemas mais afetados por esses fatores são o digestivo e urinário. Dessa forma, alguns bebês podem ter má formação no intestino, cistos renais e obstrução nas vias urinárias.
Desenvolvimento cerebral e da medula.
Nas primeiras semanas gestacionais é quando o médico costuma identificar qualquer falha no desenvolvimento do cérebro e da medula. A hidrocefalia pode ser diagnosticada através de exames de imagem e quanto mais cedo for tratada, menor a chance de deixar sequelas no bebê.
Comer comidas cruas.
Ingerir alimentos crus podem ocasionar a toxoplasmose no feto, dessa forma podendo levar a problemas na visão, na audição e intelectuais. Outros cuidados para evitar a toxoplasmose são lavar bem frutas, verduras e vegetais, e quando possível ingeri-los cozidos.
Não lavar as mãos
Algumas infecções são propicias a malformação do feto. A grande maioria pode ser prevenida através de simples hábitos de higiene como lavar as mãos.
Bijuterias
Bijuterias costumam ter em sua composição uma grande quantidade de chumbo, que é altamente tóxico para gestantes e bebês. Logo, o chumbo podem ocasionar problemas no peso do feto da mesma forma que dificuldades na formação cerebral.
Obesidade
Problemas no tubo neural, problemas no coração e lábio leporino são os problemas mais comuns em bebês acometidos pela obesidade materna. Também, a obesidade pode causar diabetes gestacional que prejudica o bebê principalmente no final da gravidez.
<<Veja na íntegra: Bebê pode ter malformação por 7 causas.>>
O blog Dr. Saúde um espaço vinculado a Clínica Homeomed, clínica médica e homeopática, localizada no centro de Osasco, que pertence ao Dr. Rafael E. G. Karelisky.
Douglas Bridi diz
Bom dia.
Ontem recebi o diagnóstico do meu bebê com uma mal formação no coração. Sem o ventrículo direito ou mal formado. Gostaria de saber se vocês tem tratamento homeopático para ajudar na formação nesse caso
Carol diz
Olá Douglas.
A Homeopatia trata a pessoa, e não a doença. Não podemos falar assim, sem ver exames e sem a anamnese o que a homeopatia pode fazer. De forma geral, não há nenhum medicamento homeopático que possa ajudar na formação do que está malformado. Mas com toda certeza, a homeopatia pode colaborar com uma melhor qualidade de vida da sua filha.
Sugerimos que agende uma consulta com um médico homeopata. Dr. Rafael é também cardiologista, caso se interesse em agendar com ele.
Boa sorte na sua caminhada.
Um abraço
Thabata diz
Fiz um beta dia 28/12 que teve resultado negativo. No dia 29/12 realizei o exame histerossalpingografia (fiz o beta para poder realizar o exame com a consciencia tranquila). Não tive nenhum problema no resultado do exame, deu tudo ok. A principio, minha menstruação viria dia 04/01 e para minha surpresa, atrasou por 5 dias. Resolvi fazer um teste de farmácia, mesmo sabendo que seria impossível estar grávida (tendo em vista o beta negativo). Para minha surpresa, obtive meu sonhado positivo. O problema todo é, positivou uma gravidez entre 2-3 semanas (clearblue) e pelas minhas contas, fiz a histerossalpingografia gravida! Estou incrédula e com muito medo de malformação do feto. Consegue me dar uma luz?
Homeomed - Clínica médica e de Homeoparia diz
oi Thabata
Qualquer tipo de resposta concreta o obstetra só conseguirá te passar em consulta.
Aconselhamos que agenda, o mais rápido possível uma consulta com um ginecologista / obstetra de sua confiança para dar inicio ao pré natal, e ele poderá te passar essas orientações.
Muito boa sorte.
Lizelle diz
Existe algum artigo científico que fala exatamente sobre essa questão da bijuteria ser uma das causas da malformação do feto? Me fizeram essa pergunta e não soube responder. Poderiam me ajudar?
Homeomed - Clínica médica e de Homeoparia diz
Olá Lizelle.
Não encontramos artigos científicos em português para comprovar essa teoria.
Um abraço