Uma alimentação balanceada é fundamental para manter a saúde e bem-estar. Uma vez que muitos problemas de saúde são causados pela carência, ou até mesmo, excesso de alguns nutrientes no organismo. Por isso, todos os especialistas em saúde recomendam uma alimentação equilibrada para fortalecer as defesas do corpo.
Além de reforçar o sistema imunológico a alimentação também evita possíveis problemas de saúde, como é o caso do inchaço, que pode ser causado por excesso de gases no organismo, problema relacionado à retenção de líquidos no organismo. Entretanto, com algumas alterações no cardápio é possível reduzir o desconforto causado pela produção de gases. A seguir alguns alimentos que devem ser evitados para reduzir o inchaço:
Bebidas gaseificadas
Bebida responsável pela sensação de estufamento e desconforto abdominal. Além, de ser uma bebida rica em açúcares e sódio, que são prejudiciais à saúde quando ingeridos em demasia.
Alimentos que provocam gases
O estômago tem mais dificuldade de digerir alguns alimentos, por isso para ajudar na digestão recorre à fermentação. Contudo, essa fermentação resulta na formação de gases que provocam o inchaço. Dito isso a ingestão de alimentos como ovo, batata-doce, repolho, couve-flor, cebola, leite, brócolis, feijão, leguminosas em geral e alimentos ricos em açúcares que causam gases precisa ser reduzida. Ainda que causem inchaço esses alimentos devem fazer parte da alimentação, já que possuem nutrientes importantes à saúde.
Para emagrecer não existe milagre!
Sódio
O excesso de sódio nos alimentos causa retenção de líquidos, o que causa inchaço. Portanto o consumo de sódio deve ser moderado, assim como a ingestão de alimentos industrializados como macarrão instantâneo, bolachas, sopas, embutidos e conservas.
O consumo de fibras favorece o funcionamento do intestino, porém se a ingestão de água não for o suficiente essas fibras vão se instalar no intestino e provocar prisão de ventre. Em vista disso o consumo de fibras e líquidos precisa ser equilibrado para que o intestino trabalhe adequadamente.
Moderação nas refeições
Comer demais causa a sensação de desconforto, bem como dificulta a digestão, pois sobrecarrega o trato gastrointestinal. Ao fazer as refeições mastigue bem os alimentos e faça porções moderadas.
O blog Dr. Saúde é um espaço que vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Saiba mais sobre o assunto em: https://bit.ly/2WY9M8K
Deixe um comentário