A lombalgia é uma dor lombar tão incômoda que é responsável por grande parte dos casos de afastamento do trabalho.
A coluna lombar, que é a parte inferior das costas, é uma estrutura muito bem planejada de ossos, nervos, articulações, músculos e ligamentos que se interconectam, trabalhando juntos para dar suporte, força e flexibilidade ao corpo. Entretanto, essa estrutura complexa deixa a parte inferior das costas mais vulnerável a lesões e dor lombar.
A lombalgia é um problema que atinge 80% da população mundial, pelo menos uma vez na vida, se trata de dores intensas na região da parte inferior das costas. A principal causa da dor na lombar é a postura incorreta. Entretanto existem outros problemas que podem causar a dor nessa região.
Colchão inadequado e posição errada
A postura errada durante o sono pode prejudicar a coluna. A postura correta para dormir é manter o corpo na lateral e usar dois travesseiros, um para a cabeça e outro entre os joelhos. O colchão também precisa de atenção, uma vez que após 10 anos de uso eles precisam ser trocados.
Artrose lombar
É um problema de dor na lombar que surge com o envelhecimento. É uma doença degenerativa que ataca os discos que ficam entre as vértebras, causando instabilidade em toda a espinha dorsal.
Contratura muscular
Ocorre quando o músculo se contrai de maneira errada, fazendo com que o músculo fique paralisado e não retorne ao seu estado original.
Distensão muscular
Dor lombar causada pelo estiramento ou distensão de um músculo ou ligamento.
Problemas no disco vertebral lombar
É o nome dado às doenças degenerativas do disco que fica entre as vértebras da coluna, podemos citar, como exemplo, a hérnia de disco e o bico de papagaio.
Fraqueza muscular
É o enfraquecimento dos músculos da coluna e articulações que impede a estabilização na região.
Ainda temos os problemas de dor lombar causados pela Menstruação, TPM e doenças do sistema feminino, problemas no intestino, estômago e Rins.
Existem algumas atitudes como melhorar a postura, perder peso, praticar atividade física e trocar o colchão a cada 10 anos que ajudam a aliviar a dor lombar.
Esta é mais uma matéria que o blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, trouxe. Para mais informações acesse: https://goo.gl/ms6vsQ
Deixe um comentário