Quantas pessoas não choraram quando o pai do pequeno Simba morreu? Ou quando Rose percebeu que o seu querido Jack havia congelado? Normalmente esse tipo de pessoa percebe, alguns, os olhares de reprovação a sua volta. Mas agora essas pessoas têm um motivo a mais para continuar chorando, pois um estudo comprovou que pessoas que choram assistindo filmes são mais fortes psicologicamente que os demais.
Ainda têm mais, pessoas que choram assistindo filmes foram agraciadas com mais neuropeptídeo ocitocina, hormônio que é responsável pelo sentimento de empatia, assim elas conseguem se colocar no lugar do outro e compartilhar de sua dor.
Um estudo realizado na Claremont Graduate School provou que assistir cenas com grande carga emocional em filmes leva a um aumento dos níveis de ocitocina no sangue. Sendo que os voluntários que foram afetados pela ocitocina extra se mostram mais generosos com a doação de dinheiro para a caridade. Mesmo sem saber para quem estava doando e sem a possibilidade de terem o seu gesto reconhecido em troca.
Pessoas capazes de sentir empatia são mais altruístas e gentis. E ainda podem fazer do mundo um lugar melhor.
Pessoas empáticas são mais fortes psicologicamente, pois conseguem compreender os outros
Nos dias atuais onde as pessoas mantêm uma atitude de austeridade diante do sofrimento. Ou acreditam que chorar é sinal de fraqueza. Pode contar com pessoas mais empáticas seria simplesmente maravilhoso.
As pessoas que se conformam diante de situações adversas criam estratégias mentais para guardar os sentimentos ruins para lidar com eles mais tarde, quando na realidade não querem enfrentá-los. Em contrapartida as pessoas empáticas são mais saudáveis. Saudáveis porque são mais fortes psicologicamente e conseguem abraçar seus sentimentos sem reservas.
Para o blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, a empatia é um sentimento transformador. Para saber mais sobre o assunto acesse o link: https://goo.gl/NEkqhr
Deixe um comentário