A presença de vitamina D é muito importante para o funcionamento eficaz de nosso corpo, principalmente de nossos ossos. Essa vitamina possuiu múltiplas funções. As mais reconhecidas atuam diretamente na absorção eficaz e na regulagem de cálcio em nosso sangue, elemento fundamental para a formação e mineralização de nosso esqueleto. Também está ligada ao sistema imunológico, ajudando na prevenção de doenças autoimunes como a diabetes.
A ausência de vitamina D aumenta, principalmente, o risco de doenças esqueléticas como a osteoporose, o raquitismo nas crianças e o amolecimento dos ossos nos adultos.
Obtenção da Vitamina D: a importância da luz solar
O sol é responsável por 90% da vitamina D que necessitamos e o seu nível em nosso corpo corresponde à nossa exposição solar. Quanto mais expostos ao sol maior a quantidade presente em nosso organismo pois nossa pele sintetiza a vitamina quando estimulada pelos raios ultravioletas. É recomendável o sol do final da manhã e do início da tarde.
Podemos, também, obter-la através de alimentos como peixes gordurosos, cogumelos cultivados no sol e óleos de peixes. Porém a quantidade de vitamina D presente nestes alimentos não supre nossas necessidades.
<<Sem sol não há vida – Conheça os benefícios do sol a saúde>>
Vitamina D – Grupos de risco e suplementos
A deficiência dessa vitamina só é percebida depois de estar avançada e seus sintomas mais conhecidos, que são fraqueza muscular e dor nos ossos. Homens, pessoas negras e idosos fazem parte do grupo que necessita de mais atenção e consequentemente mais exposição à luz solar.
Raramente nos expusemos ao sol ou trabalhamos ao ar livre e ainda passamos protetor solar com grande frequência. Dessa forma dificultamos a produção de vitamina D em nosso corpo. Sendo assim, é recomendável consultar um especialista que elabore uma dieta capaz de elevar o nível da vitamina no organismo. Suplementação em alguns casos também é uma opção já que é difícil mantermos uma alimentação rica em vitamina D e ainda nos expormos ao sol na quantidade necessária
Deixe um comentário