Ter uma câmera tão poderosa quanto as que vêm acopladas aos smartphones faz com que desejemos registrar nossa rotina diária. Com a ajuda das câmeras frontais tiramos selfies e compartilhamos a nossa imagem nas redes sociais. Só que no caso de algumas pessoas essa necessidade de dividir a própria imagem já se tornou um vício em selfie.
Essa necessidade de compartilhar diariamente fotos nas redes sociais e o vício em selfie, finalmente, começou a chamar a atenção dos psicólogos. Assim eles acabaram de descobrir um novo problema de saúde mental à qual estão chamando de “selfitis”.
O vício em selfie é um problema de saúde real
As pessoas que sentem a necessidade de compartilhar sua imagem nas redes sociais podem precisar de ajuda, é o que alerta os psicólogos.
O termo selfitis foi mencionado pela primeira vez em 2014 num artigo falso, que foi usado para disseminar a notícia de que a Associação Americana de Psiquiatria estava considerando a obsessão por tirar selfies um problema de saúde mental. Entretanto pesquisas recentes comprovaram essa teoria e hoje o vício em selfie começa a ser considerado um problema de saúde significativo.
Segundos pesquisadores da Universidade de Nottingham Trend, na Inglaterra, pessoas que tiram selfies e postam mais de 6 vezes nas redes sociais todos os dias têm o que denominaram de selfitis crônica. Pesquisadores da Thiagarajar School of Management, na Índia, chegaram a mesma conclusão.
Tirar selfies é divertido quando feito da maneira certa. A partir do momento que isso se tornar uma necessidade e começa a interferir na rotina, como a preocupação obsessiva em sair bem nas fotos, é que tirar selfies se torna um problema. Temos que lembrar que a vida precisa ser leve e divertida. Se sentir que está sofrendo por causa da necessidade de compartilhar sua imagem nas redes sociais procure ajuda de um profissional sério.
O blog Dr. Saúde, é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Se quiser saber mais sobre o assunto e ler histórias de pessoas que sofrem por causa do vício em selfie acesse: https://goo.gl/D3tzrT
Deixe um comentário