Pessoas que reclamam de tudo são extremamente chatas. Em alguns casos a queixa é feita, pois alguns acreditam que reclamar é uma maneira de desabafar e aliviar o estresse causado pela situação. Porém, segundo pesquisas reclamar altera o cérebro negativamente.
A ciência descobriu que reclamar é mais prejudicial à saúde que catártico. Uma vez que reclamar não faz mal, somente, para quem reclama, mas também a quem escuta. Essa atitude tem o poder de nos deixar apavorados, pois ficamos remoendo o problema mais que o necessário. Enfim ser negativo não é a melhor maneira de se libertar dos problemas.
Reclamar altera o cérebro, pois somos seres em constante desenvolvimento, mudamos nossa forma de pensar a cada nova experiência. Lamentar não é ruim somente para o seu humor e o humor das pessoas em sua volta. Ser negativo é ruim para a saúde como um todo.
Não transforme as orelhas dos amigos em muro das lamentações
Quando vemos alguém experimentando uma emoção, seja ela tristeza, alegria, raiva, decepção, etc. Nosso cérebro vivência essa mesma emoção com o propósito de entender os sentimos do outro, esse é o princípio de empatia. É o mesmo tipo de emoção que compartilhamos em festivais de música quando cantamos em coro.
Ser negativo é péssimo à saúde, visto que enfraquece o sistema imunológico. Causando aumento da pressão arterial, risco de doenças cardíacas, obesidade e diabetes, além de uma infinidade de outras doenças oportunistas.
<<Leia também: Contar mentiras pode fazer mal à saúde>>
Lastimar libera o hormônio do estresse cortisol provocando uma desordem no organismo. Reclamar altera o cérebro, uma vez que esse hormônio interfere na memória, aprendizado, baixa a imunidade e a densidade óssea, facilita o ganho de peso e o colesterol. Além de transformá-lo em persona non grata.
Por isso pare de punir as pessoas em sua volta e tenha uma vida mais harmoniosa e livre de lamentações. O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Saiba mais sobre em: https://goo.gl/Ac2p9a
Deixe um comentário