A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) afirma que cerca de mil homens tem seus pênis amputados anualmente no Brasil. O motivo? Falta de higienização correta na região intima.
A limpeza adequada da região intima masculina evita infecções que são ocasionadas por fungos e bactérias. Dessa forma, diminuindo as chances de câncer peniano. Segundo a SBU, a higienização eficaz diminui as chances do homem obter HPV, vírus relacionado ao desenvolvimento da doença.
<<Veja também: Saúde do homem.>>
Higiene intima masculina – Como realizar.
É recomendado que a higiene seja realizada com água corrente e sabonete, removendo todas as secreções presentes, principalmente as que ficam na região do prepúcio. Da mesma forma, a secagem correta da região é muito importante. Enxugar o pênis com uma toalha úmida não resolve. É necessário utilizar uma toalha seca ou papel higiênico.
Quanto aos pelos, eles podem ser aparados porém não removidos totalmente. Eles tem por função natural manter a pele úmida e ajudar algumas glândulas que hidratam a região. Assim, a remoção total dos pelos pode ocasionar abcessos ou foliculite.
Cuidados que devem ser tomados:
A questão socioeconômica está relacionada com a maior incidência de casos de câncer peniano no país: cerca de 2% da população. Porém, além disso muitos homens por vergonha não procuram especialistas para acompanhar o caso. Deixar de procurar ajuda pode fazer a doença agravar e atingir camadas mais profundas do órgão.
É essencial procurar um profissional ao menor sinal de problema. Os homens devem ficar atentos na aparição de manchas, verrugas, úlceras e feridas. Pois, quanto mais cedo for diagnosticado maiores são as chances de sucesso no tratamento e da não remoção do pênis.
<<Veja na íntegra: Mil brasileiros têm o pênis amputado todos os anos por falta de higiene.>>
O blog Dr. Saúde um espaço vinculado a Clínica Homeomed, clínica médica e homeopática, localizada no centro de Osasco, que pertence ao Dr. Rafael E. G. Karelisky.
Deixe um comentário