Para mantermos nosso corpo quente na estação mais fria do ano é necessário mais energia e a primeira forma de obtermos é através da alimentação. Porém, o aumento do consumo de alimentos muitas vezes ocorre de forma exagerada e pode acabar trazendo consequências para a saúde como doenças cardiovasculares e ganho de peso. O gasto de energia que temos no inverno é minimo comparado a quantidade de calorias que consumimos pois nessa estação é normal mudarmos nossa alimentação. Veja o que é recomendado consumir por especialistas na estação mais fria do ano:
<<Veja também: Como os hormônios influenciam a alimentação>>
Sopas:
Frio e sopas é uma combinação muito conhecida porém requer atenção na composição e tamanho das porções. Optar por sopas compostas por verduras, legumes e vegetais da época ao invés de saladas com proteínas grelhadas pode ser uma opção saudável. Receitas com cremes de leite, macarrão ou queijos devem ser controladas pela maior oferta calórica.
Chás e chocolates quentes:
O consumo regular de chás pode ter efeito positivo devido à propriedades antioxidantes. Mas mesmo sendo naturais o excesso de algumas substâncias presentes na bebida podem causar efeitos colaterais. Assim, recomenda-se variar nos tipos de chás.
Quanto ao chocolate quente, o cacau também contém propriedades antioxidantes além de efeito estimulantes para o sistema nervoso central. A opção recomendável é o chocolate com 70% cacau ou mais e ainda assim devemos prestar atenção quanto ao açúcar presente. A melhor opção para o chocolate quente é cacau acima de 70% e leite desnatado.
Pinhão:
Fonte de energia, rica em vitaminas do complexo B, zinco, cálcio, ferro e fosforo a semente pode ser consumida cozida ou como acompanhamento de peixes e carnes. É muito popular em festas juninas e nas regiões mais frias do país. Vale lembrar que mesmo tendo nutrientes importantes é um alimento calórico, tendo em média 20 kcal em uma porção.
Queijos:
Queijos amarelos e climas frios são uma combinação irresistível no inverno porém devem ser consumidos com moderação por serem altamente calóricos, podendo aumentar o peso e o colesterol.
O blog Dr. Saúde um espaço vinculado a Clínica Homeomed, clínica médica e homeopática, localizada no centro de Osasco, que pertence ao Dr. Rafael E. G. Karelisky.
Deixe um comentário