O sarampo é uma infecção viral extremamente contagiosa, por isso a vacinação é tão importante para proteger as crianças da doença. A vacina contra o sarampo é segura e eficaz na prevenção do problema.
O sarampo é uma doença contagiosa que se instala no muco do nariz e na garganta da pessoa infectada. Sendo que a transmissão do sarampo é feita através do espirro e tosse. Já o vírus do sarampo consegue viver até duas horas na superfície que foi atingida pelo espirro3 e tosse do individuo infectado. Assim quem tiver contato com o local infectado pode contrair a doença.
No caso de exposição ao sarampo, ou suspeita de ter a doença, é preciso procurar ajuda médica imediatamente. Mas antes de ir ao consultório avise a equipe médica sobre a suspeita de contagio para que as devidas precauções sejam tomadas.
O sarampo pode ser prevenido com imunização
A vacinação é a melhor forma de prevenção contra o sarampo.
Qualquer pessoa corre o risco de ser infectado pelo sarampo se tiver contato com alguém que se encontra no período infeccioso da doença. Principalmente se não tiver sido infectado pela doença no passado, e não tiver estiver com as vacinas em dia.
Sintomas
Os primeiros sintomas de sarampo são: febre, tosse, coriza, olhos vermelhos doloridos. Depois de, aproximadamente, quatro dias uma erupção cutânea vermelhe aparece.
Quando a erupção aparece a pessoa ainda está febril. Assim como a erupção começa no rosto, depois se espalha para o corpo inteiro. No geral, ss erupções duram uma semana, e nesse período a pessoa se sente e parecem indisposta.
O amor e a saúde da criança
Ainda existem as complicações que atingem um em cada três pessoas: infecção no ouvido, diarreia e infecção pulmonar. Aliás, as complicações podem acometer crianças e adultos.
Não existe um tratamento especifico para o sarampo. Contudo, os cuidados envolvem repouso, hidratação, remédios para reduzir a febre e observação de possíveis complicações.
O blog Dr. Saúde é um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Leia mais sobre os benefícios da vacinação em: https://goo.gl/98z9HV
Deixe um comentário