No mês de agosto acontece a campanha de vacinação contra raiva em todo o Brasil. A campanha acontece mês de agosto por ser considerado o mês do cachorro louco, esse termo tem origem no fato de que a maior parte das fêmeas entra no cio durante o mês de agosto, o que atrai a atenção dos machos. Que brigam entre si para conquistar a fêmea, provocando a disseminação da doença por causa do contato entre os animais.
A raiva é uma doença que afeta, principalmente, o sistema nervoso central do cachorro. Sendo que um dos principais sinais de que o animal foi infectado pela doença é quando o cachorro está babando, entretanto esse não é o único sintoma da doença.
Por isso é tão importante tomar cuidado com os animais, já que a raiva é uma zoonose, doença que pode ser transmitida pelos cães e gatos para os seres humanos.
A transmissão da raiva ocorre através de mordida e arranhões. mas, existem outros sintomas que precisam ser observados como falta de apetite, perda da vontade de brincar e paralisia dos membros inferiores.
Não existe cura para a raiva, o que existe é a vacina como método de prevenção.
Os primeiros indícios de raiva são alterações nas pupilas e espasmos musculares.
Por isso é tão importante levar os animais para serem vacinados todos os anos, uma vez que a raiva não tem cura em animais e seres humanos.
A raiva leva o animal a óbito
O que torna a prevenção essencial para reduzir os casos de raiva em todo o território nacional.
Sem sol não há vida – Conheça os benefícios do sol a saúde
Os animais precisam ser vacinados todos os anos. No mês de agosto existe a campanha de vacinação em todo o Brasil.
Contudo, nos casos que o dono perdeu a data e não conseguiu vacinar o seu animal é preciso procurar o veterinário e pagar pelo custo da aplicação da vacina.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Leia mais sobre a importância da vacinação para prevenir raiva em animais no link: https://goo.gl/di5c6v
Deixe um comentário