Se você estava procurando um bom motivo para eliminar o copo descartável de sua vida, uma pesquisa realizada pela (UFBA), Universidade Federal da Bahia, encontrou mais um para sua lista de contras.
Desde que a lei que proíbe o uso de canudos descartáveis em estabelecimentos comerciais foi aprovada no Rio de Janeiro, isso permitiu uma discussão sobre outros produtos que são tão prejudiciais quanto ao meio ambiente. Entre eles temos o copo descartável que é muito utilizado em todo o país. Visto que o plástico leva cerca de 450 anos para se decompor na natureza, o que causa um aumento considerável de resíduos em nosso planeta. Que muitas vezes não tem um destino adequado, e vão parar na barriga de diversos animais.
Os pesquisadores do Instituto de Química da (UFBA) descobriram que a quantidade de poliestireno utilizada na produção do copo descartável está acima do recomendado pelo Ministério da Saúde.
O poliestireno é um componente químico derivado do petróleo, que libera o estireno quando é submetido a temperaturas elevadas, sendo que o estireno é uma substância extremamente cancerígena. Em função disso o estireno pode ser liberado por bebidas quentes como o café, e a pessoa entrar em contato com a substância ao ingerir a bebida.
Conviver com animais faz bem à bebês
Ainda segundo os pesquisadores a quantidade liberada de estireno no decorrer de 10 minutos de contato é de 13,6 a 49,3ng/ml-l. Porém, o índice recomendado pelo Ministério da Saúde não pode ser maior que 20ng/ml-l. Isso significa que a quantidade de estireno encontrada no copo descartável está, perigosamente, acima do aceitável. Isso traz consequências graves à saúde, uma vez que como seres únicos que somos, cada pessoa pode reagir de maneira diferente. Por isso evite o uso de copos descartáveis.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, se quiser saber mais sobre o assunto acesse: https://goo.gl/Mtt77x
Deixe um comentário