O número de crianças que sofrem de estresse infantil iniciou uma trajetória ascendente em todo o mundo. Isso tudo é uma consequência do aumento das atividades que as crianças precisam cumprir diariamente.
Com o propósito de melhorar o desempenho das crianças e fazer delas adultos mais preparados para o competitivo mercado de trabalho, os pais estão submetendo os filhos a várias atividades extracurriculares. Futebol, natação, inglês e equitação são algumas das atividades que as crianças acumulam em sua rotina diária.
Entretanto, ao tentar realizar todas as tarefas do dia a criança acaba por enfrentar episódios de estresse infantil. Uma vez que as expectativas com relação ao seu desempenho são altas. Além de serem seres em desenvolvimento incapazes de entender suas emoções, e demonstrar como isso está prejudicando sua vida.
O estresse pode causar problemas que ultrapassam a infância e prejudicam a vida adulta como diabetes, depressão, doenças coronárias e problemas com drogas. Por isso, aumentar os compromissos das crianças é mais prejudicial que benéfico para o futuro delas.
O estresse excessivo abala o organismo, que afeta o sistema imunológico deixando a pessoa mais suscetível a doenças. Ainda interfere na produção dos hormônios do crescimento, assim como no desenvolvimento cerebral. O que no caso das crianças pode prejudicar o desenvolvimento.
Por que as crianças estão tão estressadas?
Segundo estudos a principal causa do estresse infantil é a desaprovação e crítica dos pais. Mas existem outros fatores como excesso de atividades, bullying e conflitos familiares.
Ajuda para falar com os filhos sobre temas difíceis
Ainda segundo outro estudo o ambiente estressante interfere na saúde da criança. Sendo que as principais queixas são dores de cabeça e abdominais. O que comprova que os conflitos familiares é um dos causadores do estresse infantil.
Crianças superprotegidas também sofrem de estresse infantil, uma vez que não sabem lidar com a frustração, porque os pais os protegem das adversidades da vida.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Saiba como evitar as crises de estresse em crianças em: https://goo.gl/uAZzM1
Deixe um comentário