Recentemente, em Brasília, aconteceram dois casos de morte por engasgo que chamaram a atenção para o problema. No primeiro caso, um homem morreu após engasgar comendo hambúrguer. No segundo, uma mulher morreu depois de engasgar com um pedaço de banana. Mesmo que a equipe de bombeiros tenha sido chamada, não tiveram tempo suficiente para salvar essas vidas.
Como acontece o engasgo?
A mastigação tem como função processar os alimentos para que esses sejam enviados para o caminho certo. Assim como acontece numa rodovia, o caminho por onde a comida passa é o mesmo que usamos para respirar. Por isso qualquer interferência nesse processo pode causar obstrução nas vias aéreas. Isso é o que acontece nos casos de morte por engasgo, o alimento fecha as vias aéreas e impede a respiração.
Quando o alimento entra na via aérea, ele é considerado um corpo estranho. Por causa disso isso nos casos de engasgo o mais importante é expulsar esse corpo estranho. Para tanto é preciso forçar o ar a sair pelo caminho contrário, para que o corpo estranho seja eliminado. Entretanto, nesse momento a pessoa vai precisar de ajuda para desobstruir as vias aéreas. Portanto, todos precisam estar preparados para auxiliar nesses casos.
Também é muito comum o indivíduo se engasgar com líquidos, até mesmo com a saliva.
Idosos têm dificuldades de engolir
Com o passar dos anos a capacidade de engolir reduz. Assim sendo, é importante além de praticar atividades físicas para manter o corpo saudável, também fazer exercícios para melhorar a mastigação. Para evitar os problemas de deglutição que surgem com a idade.
Em casos de engasgo a melhor forma para eliminar o corpo estranho das vias aéreas é a manobra de Heimlich. Que diz respeito ao abraço por trás, onde os braços são colocados na intersecção entre abdômen e tórax. Esse movimento força o ar a subir, o que elimina o que está prejudicando a passagem do ar. A manobra pode ser realizada até 5 vezes seguidas. Além disso, após a manobra alguns tapinhas no tórax podem ser dados para ajudar no processo de eliminação e retorno da respiração.
Depois que a pessoa retorna do engasgo não se deve dar nada para ela beber, o mais importante é que essa pessoa retome a respiração normal. Dito isso, quem estiver ao lado precisa ajudar a pessoa a se acalmar.
Causas do engasgo
O engasgo pode ser causado por um mau processamento dos alimentos, nos casos em que a mastigação não foi capaz de reduzir o alimento, assim o alimento chega grande e não consegue passar. Outro motivo, mesmo que o alimento tenha sido processado adequadamente, pode ocorrer um problema de coordenação durante a deglutição e fazer o alimento entrar no caminho errado.
Para evitar o engasgo é preciso mastigar muito bem os alimentos, assim como concentrar no momento que for engolir. Por isso deve se evitar conversar durante as refeições.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Leia mais sobre engasgo e como evitar esse problema em: https://bit.ly/2PmC8oh
Deixe um comentário