Muitas mães não gostam de ver seus filhos com os pés descalços, pois acreditam que a friagem causa problemas de saúde. Por isso, estão sempre verificando se a criança está calçada. No entanto, esse tipo de comportamento protetor das mães não é apenas inútil, como, também atrapalha o desenvolvimento da criança.
Existem três mitos acerca dos pés descalços que precisam ser atualizados: que andar descalço é ruim por causa do frio, usar sapatos é sinônimo de educação e que ajuda na estrutura física dos pés. Já que, são apenas crenças.
Bebês que ficam com os pés descalços não são somente mais livres, como experimentam nos primeiros anos de vida a sensação de liberdade. Também descobrem o mundo de um jeito muito mais feliz. E, talvez o mais importante, se tornam crianças mais espertas.
Os pés descalços permitem que a criança conheça o mundo de maneira mais sensorial
Isso foi o que mostrou um estudo realizado na Escola de Enfermagem, Fisioterapia e Podologia da Universidade de Complutense de Madrid, na Espanha, que crianças com os pés descalços são crianças mais felizes.
Ainda segundo o estudo os pés das crianças de até 7 meses, que são usados para conhecer o mundo, se tornam mais sensíveis que as mãos.Uma vez que os movimentos físicos e os estímulos para experimentar sensações proporcionadas aos bebês pelos pés descalços aceleram a maturação e o desenvolvimento intelectual.
Os pesquisadores ainda indicam que usar sapatos em crianças tão pequenas prejudica o desenvolvimento, mesmo que a intenção seja proteger de possíveis doenças calçar os bebês precisa ser evitado.
Quanto devemos dormir – de acordo com a idade!
Já que os pés são uma ferramenta de interação que os bebês utilizam para aprender mais sobre o seu mundo interior. Por isso, andar descalço é tão importante, pois permite que o bebê tenha contato com diversos tipos de texturas e superfícies.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Saiba mais sobre o assunto em: https://goo.gl/Uk8Bok
Deixe um comentário