Com o avanço da idade o corpo sofre os efeitos da perda óssea. Sendo que, ossos fracos é uma consequência dessa perda. A osteoporose é uma doença no qual os ossos se tornam tão finos que se quebram. Fraturas que ocorrem em virtude da osteoporose são uma grande causa de incapacidade.
Um estudo descobriu que uma alteração nos níveis de produção de duas moléculas, que acontece com o avanço da idade deixa os ossos fracos.
O aumento na produção de microRNA-141-3p consegue prejudicar a produção de outras moléculas. Já a redução de SDF-1 atrapalha a regeneração dos ossos, já que a molécula auxilia as células-tronco na produção de ossos saudáveis.
Isso significa que pessoas mais velhas possuem nível alto de microRNA-141-3p, o que provoca ossos fracos.
Uma das conclusões que os pesquisadores chegaram é de que o equilíbrio na produção dessas moléculas pode reduzir os problemas de ossos fracos causados pelo avanço da idade, como a osteoporose e a demora na recuperação de fraturas.
Uma das funções da molécula SDF-1 é ajudar as células-tronco na reparação e formação óssea, além de proteger as células dos danos provocados pelo estresse oxidativo.
Como envelhecer com saúde?
Com esses dados os pesquisadores acreditam que será possível desenvolver algum medicamento capaz de melhorar a saúde dos ossos. Como, por exemplo, a criação de um suplemento de SDF-1 que vai melhorar a formação dos ossos. Acabando com um antigo problema que os idosos enfrentam as fraturas.
Todavia, até que esses complementos cheguem ao mercado, os idosos precisam praticar atividade física para reduzir os problemas de saúde comuns na terceira idade. Também devem ter uma alimentação saudável para que o organismo seja capaz de combater doenças.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Leia mais sobre esse estudo no link: https://goo.gl/bSBthh
Deixe um comentário