Mulheres enfrentando a TPM se jogam no hábito de comer doces para tentar aliviar a irritabilidade que ocorre durante o período. Afinal, os doces causam aquela sensação de prazer momentâneo.
Além das causas bioquímicas, o hábito de comer doces também pode estar relacionado a questões emocionais.
Ainda que comer doces ative o sistema de recompensa do organismo é fundamental priorizar a manutenção da saúde. Uma vez que doce em excesso causa diversos problemas de saúde como a diabetes, por causa do desequilíbrio na quantidade de açúcar do organismo.
Nos últimos anos tivemos o crescimento, alarmante, dos casos de diabetes. Até crianças estão sofrendo com a doença em virtude da má alimentação.
Uma vida saudável exige equilíbrio, veja a seguir algumas dicas para controlar a vontade de comer doces.
Porque tanta gente tem diabetes!
Treine o paladar
Consuma alimentos amargos e azedos para que o paladar se acostume com outros sabores, isso permite que o organismo perca a referência do doce.
Coma mais fibras
As fibras controlam os níveis de insulina e aumentam a sensação de saciedade.
Canela
A canela ajuda a reduzir a vontade de consumir doces por se tratar de uma distância hipoglicêmica. Além disso diabéticos se beneficiam do consumo da canela.
Fuja dos gatilhos
Algumas situações do dia a dia provocam a vontade de comer doces, tente evitar esses gatilhos emocionais para reduzir a ingestão de açúcar.
Troque o doce por uma fruta
Quando bater a vontade de consumir doces substitua por alimentos mais saudáveis, por exemplo frutas.
Estresse
O estresse é outro gatilho emocional que causa a vontade de comer doces. Inclua atividades prazerosas na rotina diária para evitar o estresse.
Encontre a causa do desequilíbrio
A vontade de consumir doces pode estar relacionada a algum desequilíbrio no organismo, por isso procura ajuda de um especialista para encontrar as causas do problema.
Uma alimentação equilibrada e atividade física são muito importantes para manter a saúde. O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Saiba mais sobre os malefícios do consumo de açúcar no link: https://bit.ly/2T4yMIg
Deixe um comentário