Tratamentos alternativos é o termo utilizado para qualquer tratamento de saúde que não seja uma prática padrão da medicina ocidental. Além disso, as terapias alternativas ou complementares são difíceis de definir, porque é um campo muito amplo, que engloba práticas compreendendo exercícios, mudanças na dieta, acupuntura, ajuste quiroprático, entre outras.
Enfim, os tratamentos alternativos são usados no lugar dos tratamentos convencionais. Entretanto, quando são utilizados junto com a medicina tradicional, as abordagens alternativas são chamadas de medicina complementar.
Ainda existem muitas dúvidas com relação aos benefícios, ou falta deles, no que diz respeito aos tratamentos alternativos. Pesquisas são realizadas no mundo todo para tentar entender a eficácia desses tratamentos. Porém, isso não impediu o crescimento da procura por esses tratamentos. Vejamos a seguir alguns deles.
Acupuntura
Embora a palavra acupuntura traga a mente agulhas, o termo se refere à diversos procedimentos que tem como objetivo estimular pontos específicos do corpo. A variedade mais conhecida consiste em inserir agulhas finas sobre a pele controladas por um especialista ou estimulação elétrica.
Alguns estudos consideram que a acupuntura é boa para o tratamento da depressão e dores crônicas.
Alimentos que nunca devemos comer
Quiropraxia
Por ser bem aceita pela comunidade médica a quiropraxia se qualifica mais como medicina alternativa, do que tratamentos alternativos.
O procedimento mais comum utilizado pelos quiropráticos é a manipulação da coluna, também conhecida como ajuste. Que envolve a aplicação de força controlada às articulações que se tornaram hippomobile. Os ajustes têm como finalidade restaurar a mobilidade e soltar os músculos, permitindo que os tecidos se movam e a dor desapareça.
Homeopatia
A homeopatia é um sistema de tratamento que funciona como uma vacina. Onde a mesma substância que em grandes doses pode causar o problema na pessoa sã, quando administrada em doses extremamente diluídas cura o problema numa pessoa doente. Esse princípio da homeopatia é chamada de lei dos semelhantes.
Ademais, a homeopatia considera o indivíduo como um todo, por isso o médico homeopata faz uma entrevista cara conhecer todos os aspectos da vida da pessoa. Pois, a doença pode ter origem física ou emocional.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Saiba mais sobre tratamentos alternativos em: https://tinyurl.com/y5etoyhn
Deixe um comentário