Manter o peso ideal é um desafio e tanto. Visto que, não engordar é mais difícil para algumas pessoas, do que para outras. Pois, o biótipo influência, e muito, em como o nosso organismo queima as calorias ingeridas.
Segundo estudo da Universidade da Califórnia Brekley o cheiro dos alimentos tem relação com o aumento do peso. Uma vez que, ao sentir o cheiro dos alimentos o organismo estoca energia. Os resultados foram divulgados no jornal acadêmico Cell Metabolism. A pesquisa foi conduzida com o propósito de verificar a relação entre os neurônios do olfato e engordar.
No decorrer da pesquisa foram feitos 3 experimentos com ratos de laboratório. No primeiro foram separados dois grupos, um com animais que possuem problemas de olfato e outro com olfato em perfeitas condições. Ainda que consumissem a mesma quantidade de alimentos, o grupo com problema de olfato engordou menos que o outro.
Já o segundo experimento teve a participação de ratos obesos que perderam a capacidade olfativa. Neste grupo foi verificada uma redução de ⅓ do peso registrado no início da pesquisa.
Finalmente, no terceiro teste os ratos participantes tiveram o seu aparelho olfativo aprimorado pelos pesquisadores. Este up na capacidade olfativa dos animais, fez com que eles engordassem.
Vontade de comer doces? Saiba o que fazer!
Apesar dos resultados conclusivos verificados nos ratos, os pesquisadores ainda não determinaram se o mesmo padrão acontece com humanos.
Logo conforme os pesquisadores se o mesmo comportamento for verificado em humanos, será possível desenvolver um medicamento para não engordar.
Porém o alvo do medicamento são pessoas que possuem distúrbios alimentares, já o objetivo é controlar os impulsos alimentares. Proporcionando o prazer da comida, sem prejudicar a saúde.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Saiba mais sobre como o cheiro dos alimentos engorda em: https://tinyurl.com/y34dcbw6
Deixe um comentário