Envelhecer é um processo natural da vida. Sendo que, a terceira idade começa a partir dos 60 anos, segundo a lei. Acontece que ser idoso e estar idoso são coisas diferentes, uma vez que o estilo de vida interfere em nossa saúde.
A forma como conduzimos nossa vida exerce uma influência enorme na saúde. Afinal, estar idoso é uma condição inerente ao ser humano. No entanto, a pessoa que, apesar de estar na terceira idade, mas tem uma vida mais saudável não é tão afetada pelos efeitos do envelhecimento.
O ser idoso seria assumir por completo o estado de envelhecimento e sofrer as consequências do tempo, em virtude de uma vida sedentária.
Do mesmo modo encontramos jovens que possuem aspectos biológicos, físicos e psicológicos típicos de um idoso, visto que a idade cronológica não é regra à concepção de velhice.
Bem como, pessoas que possuem uma vida de excessos prejudicam o organismo, até que o corpo se comporte como o de uma pessoa idosa.
Sentir o cheiro dos alimentos engorda!
Alimentação equilibrada e exercícios é a chave do envelhecimento saudável
Dito isso, para manter o organismo jovem, mesmo quando já estiver na terceira idade é preciso ter uma vida mais equilibrada desde muito cedo. Assumindo um compromisso com a sua integridade física, mental e espiritual.
Situações de estresse rotineiras, alimentação, organização do tempo livre, uma boa noite de sono, convívio social, condição financeira e o nível de dependência, são fatores que interferem na condição de ser idoso e estar idoso.
É preciso ter em mente que o indivíduo é o responsável por sua existência. Assim como o estilo de vida é determinante para ter uma velhice mais plena e com saúde. O conjunto de ações que cada pessoa precisa realizar para conquistar bem-estar, e as políticas públicas de acesso à saúde são essenciais para uma terceira idade com mais saúde.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Saiba mais sobre estilo de vida e envelhecimento em: https://tinyurl.com/yyh75swf
Deixe um comentário