As redes sociais foram criadas com a intenção de conectar pessoas. Por isso diariamente estas redes recebem conteúdo de todas as partes do planeta. Sendo que uma pessoa que está no interior do Japão consegue acessar o que outra postou em Buenos Aires. Formando uma rede enorme de fotos e textos criados para encantar e impressionar.
Entretanto, o aumento do contato com as redes sociais está causando problemas de saúde mental, sendo a depressão um deles.
Será que usar as redes sociais deixa o indivíduo mais triste? Sim, evidências mostram a existência da relação entre redes sociais e depressão. Já que segundo diversos estudos recentes os jovens, a fatia da população que passa mais tempo conectado, apresentaram uma taxa muito maior de tendência a depressão, que as pessoas que passam menos tempo nas mídias sociais.
Mulheres o grupo mais vulnerável
Ainda, as mulheres jovens são mais afetadas pelas redes sociais que os homens, visto que 25% delas sinalizaram que as redes sociais causam depressão. No caso dos jovens esse percentual é de 11%. Um dos maiores desafios que as redes sociais proporcionam é com relação a ditadura do corpo perfeito.
Outro aspecto do comportamento que demonstra que essa relação não é só uma coincidência, diz respeito ao fato do crescimento nos casos de depressão seguirem junto com o aumento do uso de smartphones pela população mundial.
Ansiedade social – Entenda!
Conforme estudo realizado em 2017 os sintomas de depressão tiveram um aumento de 33% entre 2010 e 2015. Assim como, no mesmo período o caso de suicídio entre garotas, na mesma faixa etária, aumentou 65%.
Para alguns especialistas o aumento da depressão é um reflexo da baixa satisfação emocional proporcionada pelas conexões criadas nas redes. Que faz a pessoa se sentir socialmente isolada.
O que os pais podem fazer nos casos de suspeita de depressão é dar a devida importância a situação. Para que seus filhos tenham o apoio necessário para lutar contra o problema.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Entenda como as redes sociais causam depressão em: https://tinyurl.com/yc79zs3k
Deixe um comentário