Uma boa noite de sono é essencial para um dia mais produtivo. Porém, algumas vezes despertamos mais cansados do que quando fomos dormir. No entanto, a dor no corpo que sentimos ao acordar pode estar relacionada à má postura durante o sono, assim como no decorrer da rotina diária.
Dormir, geralmente, coloca o corpo em posições desconfortáveis por um longo período. Ainda, a posição errada durante o sono pode causar compreensão, falta de oxigênio nos tecidos e redução do fluxo sanguíneo nos músculos. Isso, por sua vez, provoca o acúmulo de ácido lático, que causa a dor no corpo ao despertar.
Para acabar com a dor no corpo ao levantar é preciso cuidar da postura durante a noite. Dito isso, a posição mais indicada para dormir é de lado. Com um travesseiro que permita que a cabeça esteja num ângulo de 90 graus com relação ao ombro. A pessoa também precisa colocar um travesseiro entre as pernas e outro para abraçar.
Além disso, dormir de bruços ou de costas não é recomendado. Pois além de provocar dor no corpo, a postura errada causa hérnia de disco e lesões nos ligamentos da coluna.
Excesso de luz atrapalha o sono!
A rotina diária interfere na qualidade do sono
O que fazemos no decorrer do dia interfere na qualidade do sono, uma vez que o estresse, ressaca, depressão, ansiedade, analgésicos em excesso e apneia do sono podem causar dor de cabeça pela manhã.
A insônia é mais um problema que atrapalha o sono, visto que pode provocar a queda do sistema imunológico e mau humor.
Bem como, pessoas que sofrem de artrites possuem mais chances de acordar com rigidez muscular. Já que a artrite costuma causar rigor nas articulações logo pela manhã, além do mais pode acometer qualquer junta do corpo.
Por fim, pessoas que se exercitam frequentemente têm menos possibilidade de acordar com dor no corpo que as sedentárias. Isso acontece, pois os músculos e articulações não estão fortalecidos.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Existem outros fatores que podem causar dor no corpo ao despertar, para saber quais são acesse: https://glo.bo/1sb3NGW
Deixe um comentário