Comer é um hábito que além de fisiológico é social. Comemos para repor as energias. Assim como comemos para celebrar. Entretanto, comer se torna um problema quando acontece para suprir alguma necessidade emocional, como nos casos de estresse e ansiedade, sentimentos que podem levar a fome emocional.
A fome emocional pode estragar todo o investimento na perda de peso, pois induz a comer mais que o necessário, principalmente alimentos extremamente calóricos, gordurosos e doces.
Quando a fome emocional está relacionada a sentimentos negativos como estresse e ansiedade. Com o objetivo de aliviar a tensão causada por situações que não pode controlar, a pessoa come, mesmo sem vontade, para reduzir sentimentos estressores. Todavia comer em demasia causa problemas de saúde como obesidade, diabetes e pressão alta.
Mudanças de hábitos para prevenir a fome emocional
Uma boa notícia, pessoas que tendem a comer emocionalmente podem transformar suas atitudes e, conquistar o controle de seus hábitos alimentares, para recuperar o peso ideal.
Entre os gatilhos emocionais que podem levar o indivíduo a comer em demasia temos: problemas nos relacionamentos ou trabalho, problemas de saúde, dificuldades financeiras ou fadiga.
Ainda que existam pessoas que perdem a fome diante de emoções conflitantes, muitas podem desenvolver um comportamento compulsivo ou impulsivo consumindo rapidamente o que for conveniente, mesmo sem vontade.
Para emagrecer não existe milagre!
Em alguns casos as emoções e os hábitos alimentares se tornam tão ligados, que a pessoa busca alívio na comida sempre que se sente estressada ou com raiva pela força do hábito.
Não importa qual emoção causa a fome emocional, uma vez que o resultado, geralmente, são os mesmos. Visto que O efeito é temporário, pois as emoções voltam. Além da culpa que surge por não conseguir se controlar e manter uma dieta mais saudável. Isso cria um ciclo vicioso no qual as emoções incentivam o consumo, por causa do conforto que causa, depois vem à culpa e a pessoa come novamente.
Portanto, aprender a administrar as emoções é importante para evitar a fome emocional. O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Saiba mais sobre o assunto em: https://bit.ly/2ZByonW
Deixe um comentário