Com a popularidade dos dispositivos móveis passamos mais tempo conectados. Sendo os players de música um dos aplicativos mais utilizados em smartphones. Dito isso os fones de ouvido são usados frequente para ouvir aquela playlist personalizada, com canções escolhidas conforme o humor do momento.
Porém o hábito de escutar músicas pode causar problemas de audição, em virtude do volume escolhido para execução das músicas. Além disso, os fones de ouvido podem provocar infecções por causa da falta de higienização.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o volume máximo deve ser de até 80 decibéis. Ainda, nos casos de som externo é preciso evitar ficar próximo das caixas de sons, em casas noturnas e eventos externos, por exemplo.
O perigo de compartilhar os fones de ouvido
A limpeza dos fones de ouvido também precisa ser feita periodicamente. Pois, eles podem causar infecções ou problemas de audição. Isso acontece porque os fones intra-auriculares empurram o cerume impedindo a entrada do som e, cria um tampão no ouvido.
Ainda os fones de ouvido não podem ser compartilhados, pois é preciso entender que cada indivíduo tem uma flora única. Assim utilizar o mesmo fone de outra pessoa provoca infecção cruzada.
Os fones de ouvido precisam ser limpos todos os dias, ou pelo menos, uma vez por semana. A limpeza deve ser realizada com álcool isopropílico, para não danificar a estrutura eletrônica. Nunca deve ser usado água e sabão. Passe o álcool isopropílico no fio e na parte que entra em contato com o ouvido com a ajuda de um cotonete ou algodão.
Como começar o dia com mais energia?
Em casos de suspeita de perda de audição e infecção procure ajuda de um especialista. Não tente resolver sozinho para não agravar o problema.
A prevenção é o melhor caminho para evitar problemas de audição, por isso não escute músicas com volume alto por longos períodos.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Leia mais sobre como o volume alto pode prejudicar a audição em: https://bit.ly/2JEHHys
Deixe um comentário