A ansiedade já é considerada um problema social contemporâneo crítico. Pois vivemos na sociedade da felicidade compartilhada. Ainda que tenham sido criadas para aproximar pessoas, as redes sociais estão deixando as pessoas mais deprimidas e isoladas.
Todos os dias nossos dispositivos móveis, principalmente os smartphones que já se tornaram essenciais, são inundados por fotos de gente feliz e bem-sucedida. Então essa pressão por compartilhar conquistas faz os indivíduos se sentirem ansiosos, já que precisam planejar a próxima postagem.
Nunca recebemos tanta informação, sendo que o cérebro humano não é capaz de absorver tanto estímulo que recebe. Em virtude disso muitas vezes sentimos que nossas energias estão sendo drenadas.
Aliás, são tantas as expectativas que precisamos atender, incluindo a nossa, que não temos muito tempo para desfrutar das pequenas conquistas. Aqueles momentos simples, mas realmente importantes, uma vez que estamos sempre correndo atrás de algo maior, que nos preencha por completo. A felicidade apresentada nos anúncios que tanto desejamos.
Compartilhando felicidade
Recentemente o Instagram retirou a visualização das curtidas das fotos que são postadas no aplicativo. Isso faz parte de um esforço para tentar minimizar os reflexos negativos da rede. Já que segundo diversas pesquisas as redes sociais são os veículos que mais causam depressão e ansiedade. Com as suas fotos mostrando corpos perfeitos, casas exuberantes e viagens incríveis. Transformando as telas numa propaganda de Lifestyle que todos desejam adquirir.
Agricultura homeopática: entenda como a medicina ajuda no cultivo da alimentação mais saudável!
No entanto, a resposta para nossos anseios está em desacelerar. Assim começamos uma corrida rumo ao sucesso tão desgovernada, que já não sabemos mais qual é o objetivo. Mas, o que nos deixa feliz? Dado que somos bombardeados a todo o momento com imagens de pessoas sorridentes e realizadas? Como ficam nossas pequenas conquistas?
Estas precisam ser celebradas também, e valorizadas, pois resultado do que somos.
Sentir-se ansioso faz parte de ser humano, visto que é um mecanismo de sobrevivência. Porém quando essa ansiedade nos impede de seguir, quem sabe está na hora de pedir ajuda. Por isso, saiba que estamos aqui para ajudar sempre que necessário. E se não pudermos ajudar, conseguimos indicar um profissional habilitado.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Se quiser saber algumas atitudes para reduzir a ansiedade acesse: https://bit.ly/2KbRBqg
Deixe um comentário