Receber o diagnóstico de câncer já é difícil o suficiente para deixar uma pessoa fragilizada. Dito isso, muitas pessoas se aproveitam dessa vulnerabilidade para criar alarde. Que a internet é a maior fonte de informações da atualidade isto ninguém pode negar. Diante disso conteúdos falsos são disseminados diariamente, entre eles podemos destacar dieta que pretende curar o câncer.
Entretanto, a maioria destas dietas causa mais malefícios que benefícios aos pacientes. Geralmente, porque são restritivas e não são feitas com a supervisão de um profissional da área da saúde.
As dietas chegam ao conhecimento dos pacientes através das redes sociais e do Whatsapp, o aplicativo de mensagens mais utilizado no país. Ainda que a intenção seja boa compartilhar dietas que prometem curar o câncer é prejudicial à saúde do paciente. Uma vez que a ausência de nutrientes deixa a pessoa mais fraca e atrapalha o desenvolvimento do tratamento.
Somente um médico é capaz de recomendar uma dieta, pois tem o conhecimento necessário para compreender o que cada paciente precisa.
Dietas podem piorar a saúde de quem tem câncer
Além das dietas restritivas, sendo a low carb, baixa ingestão de carboidratos, a mais difundida. Também temos os chás, que podem causar problemas em função das substâncias encontradas em alguns deles. Pois, ainda que naturais, algumas delas não devem ser ingeridas. Principalmente por organismos já debilitados pela quimioterapia.
Sinais de estresse que o corpo dá!
Para ajudar os pacientes o Inca criou uma cartilha no qual tira todas as dúvidas e, ainda, oferece esclarecimentos acerca das dietas milagrosas que são compartilhadas no Whatsapp e redes sociais. Ademais existe um número do Whatsapp onde a pessoa consegue elucidar as fake news.
Quando tiver qualquer tipo de dúvida sempre procure um médico. Da mesma forma nunca comece uma dieta sem indicação médica, já que esse tipo de atitude é mais prejudicial que benéfica a saúde.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Saiba mais sobre porque as dietas compartilhadas nas redes devem ser evitadas em: https://bit.ly/2lBecUM
Deixe um comentário