As doenças transmitidas por mosquitos já causaram 1300 óbitos entre 2016 e 2018. Sendo que somente no primeiro semestre de 2019 foram registrados 244 mil possíveis casos, conforme dados do Ministério da Saúde.
Dengue, zika, chikungunya e febre amarela são doenças causadas por mosquitos. Sendo a última a mais alarmante de todas, por apresentar o maior número de morte. Porém não deveria ser, já que é a única que tem uma vacina preventiva.
A doença chegou em nosso território no século 17. Era conhecida como uma enfermidade de regiões portuárias e centros urbanos até os últimos anos de 1920.
A dengue ocupa a segunda posição, isto acontece em virtude da rápida reprodução e diversas linhagens do transmissor. Em comparação com o ano anterior 2019 teve um aumento de 300% nos casos de dengue. Chegando ao incrível número de 600 mil casos, com um total de mil cidades em risco de surto.
O que possibilitou o aumento dos casos de dengue?
Segundo especialistas as prováveis causas do aumento nos casos de dengue dos últimos anos são: mudanças climáticas, mistura com o vírus da Zika e uma nova espécie.
Apesar de perigosos os vírus da Zika e chikungunya apresentam uma taxa de mortalidade menor, além das epidemias serem menos frequentes.
Porém para mulheres grávidas a Zika é mais perigosa, pois pode resultar em bebês com microcefalia. Já a chikungunya têm consequências em longo prazo, uma vez que pode provocar dores em quem for infectado por meses ou anos.
Cabelos – Como acabar com o afinamento dos fios
A prevenção ainda é a melhor alternativa no caso das doenças causadas por mosquitos. Com o propósito de evitar o acumulo de água parada mantenha fechados caixas d’aguas, tonéis e barris de água; higienize semanalmente recipientes usados para armazenar água; limpe calhas para não acumular água; coloque areia dentro dos pratos de plantas, guarde recipientes emborcados, entre outras atitudes.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Leia mais sobre o assunto e como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti causador da Dengue e chikungunya em: https://bit.ly/2YanXMb
Deixe um comentário