A carga mental, as consequências negativas do esforço não físico necessário para realizar tarefas, é um problema de saúde que afeta as mulheres com mais frequência, por causa do acúmulo de funções que são submetidas. Ainda que tenham conquistado muitos direitos nos últimos anos, as tarefas domésticas são executadas, em sua grande maioria, por elas. Sendo este um dos principais conflitos entre casais os modernos.
Mesmo que tenham ajuda todas as tarefas de administração familiar são de responsabilidade das mulheres. Assim tomar decisões, organizar e o planejamento fazem parte de sua rotina diária. Dito isso, grande parte delas sinalizaram que têm uma lista de afazeres diários.
Criar filhos mais inteligentes – Veja as dicas!
As mulheres sempre foram responsáveis pelas tarefas domésticas. Atividades que incluem lavar, passar, cozinhar, cuidar dos filhos, organizar festas, enviar convites, entre outras funções que mantém o lar funcionado perfeitamente. Enquanto os homens trabalhavam para garantir o sustento da família. No entanto ao chegar em casa eles descansam após um longo dia de trabalho, mas as mulheres continuam realizando as tarefas domésticas. Agora para manter um lar harmonioso para que o marido consiga descansar. Seu dia só termina quando vai dormir.
Como a carga mental prejudica a saúde
Com o passar dos anos, e como consequência das lutas das mulheres por igualdade de direitos, os homens começaram a assumir algumas tarefas em casa. Contudo não é o suficiente para reduzir a carga mental que as mulheres são submetidas, já que o planejamento familiar ainda pertence a elas.
A exaustão mental impede a produção de serotonina, dopamina, oxitocina, endorfina e demais substâncias que causam a sessão de felicidade e bem-estar no organismo. A deficiência na produção dessas substâncias acaba levando ao consumo de medicamentos para regular esta função no cérebro. Porém deveria se tratar de uma solução temporária, visto que causa dependência dos efeitos que estes medicamentos proporcionam no organismo.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Pesquisas estão sendo realizadas para descobrir o impacto da carga mental à saúde, saiba mais sobre em: https://bit.ly/2rVpNkD
Deixe um comentário