Ter uma vida sexual ativa é benéfico à saúde, uma vez que ajuda a reduzir o estresse e a dor, a queimar calorias, aumenta a autoestima, entre outros que já falamos sobre em Conheça os benefícios do sexo para a saúde. Como se não bastasse, a ciência acabou de descobrir mais um benefício, conforme estudo publicado na revista científica Urology o sexo ajuda a expelir pedras nos rins.
Segundo os pesquisadores homens que fazem sexo de 3 a 4 vezes por semana tem mais facilidade de expelir pedras nos rins naturalmente, sem a necessidade de uma intervenção cirúrgica.
Como foi realizado o estudo
Participaram da pesquisa 75 homens que foram divididos em 3 grupos. Para o primeiro grupo foi recomendado que os participantes tivessem de 3 a 4 relações sexuais, regularmente, durante o estudo. Já para o segundo grupo foi prescrito tamsulosin, medicamento usado em casos de próstata aumentada, que auxilia na hora de urinar. O terceiro grupo foi tratado com os medicamentos tradicionais indicados nos casos de pedras nos rins.
Depois de duas semanas 26 dos 30 participantes do primeiro grupo conseguiram expelir as pedras naturalmente. Com relação aos 21 participantes do segundo grupo 10 foram capazes de eliminar as pedras. Entre os 23 participantes do terceiro grupo só 8 conseguiram.
Ainda não foi possível determinar o porquê isto acontece. Porém existem duas hipóteses: na primeira o ácido nítrico produzido durante o sexo ajudaria a relaxar a ureter, canal no qual a urina passa, assim como as pedras. Conforme a segunda hipótese orgasmo masculinos também relaxam a ureter.
O próximo passo é descobrir como o sexo colabora no processo de eliminação das pedras, para que a descoberta possa auxiliar na melhoria do tratamento.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Saiba mais sobre as descobertas do estudo em: https://bit.ly/35KtQyZ
Deixe um comentário