As pessoas costumam dizer “estou deprimido” quando se sentem desanimadas, triste ou passando por um período estressante em suas vidas. No entanto, é importante saber diferenciar as alterações de humor que surgem durante a TPM, da depressão verdadeira que é um distúrbio mental relacionado a desequilíbrios químicos no cérebro. E que pode afetar consideravelmente o bem-estar emocional e social de um indivíduo.
A TPM é um conjunto de sintomas físicos e emocionais que surgem uma semana antes do período menstrual. Fazendo com que algumas mulheres se sintam mais emocionais, inchadas e doloridas.
Ainda que a TPM seja capaz de agravar sentimentos de tristeza, muito raramente causará depressão química.
Além da depressão que pode aparecer nos dias que antecedem a menstruação, outros sintomas como: tristeza, ansiedade, irritabilidade, cólera, esquecimento, distração, choro, falta e excesso de sono, ausência de libido e excesso de apetite.
Como a TPM causa alterações no humor
As flutuações hormonais que ocorrem durante a TPM são responsáveis pelas alterações de humor. Isto acontece porque os hormônios femininos influenciam os níveis de neurotransmissores, especialmente no caso da serotonina, conhecida como hormônio da felicidade. Dito isto as mudanças nos níveis de progesterona e estrogênio provocam a queda dos níveis de serotonina no organismo. Por isso as mulheres tendem a se sentirem depressivas e cansadas durante este período do mês.
Pessoas inteligentes são grosseiras, bagunçadas e dormem tarde
Entretanto mulheres propensas a depressão podem se sentir pior em virtude das alterações hormonais que antecedem a menstruação. Bem como as alterações que ocorrem em outras substâncias encontradas no organismo, como endorfinas e prostaglandinas, também contribuem para o agravamento dos sintomas de depressão.
Apesar de não existir um tratamento específico para a depressão causada pela TPM mudanças no estilo de vida e determinados tipos de medicamentos podem auxiliar no alívio dos sintomas emocionais.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Saiba mais sobre o assunto em: https://glo.bo/2FSl2ff
Deixe um comentário