Para muitas pessoas a ansiedade é um convidado que não foi convidado sempre presente entre a família, círculo de amizade e social. Que assola a sociedade como uma praga cognitiva que não é contagiosa, criando um zumbido de baixo nível escondido nos cantos de nossa mente coletiva.
O clima político, social e alterações no meio ambiente são um grande desafio e causam incertezas, em função disso as pessoas estão ficando mais ansiosas.
Como treinar a mente para administrar a ansiedade
Ansiedade é um termo que se refere a diversas situações de caráter psicológico. Quando estamos na iminência de realizar uma entrevista de emprego podemos nos sentir ansiosos, um sentimento normal que faz parte da experiência humana. No entanto, a ansiedade se torna um problema ao ultrapassar a reação lógica de uma forma irracional. Em outras palavras, situações que não deveriam provocar emoções negativas de repente parecem ameaçadoras ou extremamente embaraçosas.
Ainda existem casos nos quais a ansiedade pode ser uns dos sintomas de outra doença mental, como no estresse pós-traumático, fobias, ataques de pânico ou TOC (Transtorno obsessivo compulsivo).
O excesso de ansiedade tem outras causas
A ansiedade não é uma experiência somente humana, pois os demais animais compartilham do mesmo sentimento. Aliás, o nosso instinto de sobrevivência é quem nos faz sentir ansiosos, já que se trata de uma habilidade natural para evitar situações de perigo e permanecer em segurança.
Como já foi citado o mundo vem passando por transformações em diversas áreas, entretanto o crescimento da ansiedade na população tem questões mais profundas. Primeiro o ambiente no qual vivemos é tóxico, não só os veículos de comunicação, nem os produtos químicos que colocamos em nossos corpos para melhorar a aparência. Mas os alimentos que consumimos, com alto teor de gordura, açúcar e sal, além da cafeína e álcool. Tal combinação causa sobrepeso e problemas de saúde em longo prazo e diários, proporcionando picos de excitação e vales escuros, mudanças de humor que travam nosso sistema.
Saiba mais sobre o assunto em: https://bit.ly/36AB9ZK
Deixe um comentário