Quando dada a oportunidade, a mente humana pode ser uma ferramenta de cura poderosa. Pois, a ideia de que o cérebro é capaz de convencer o corpo sobre a eficácia de um tratamento falso é real. Dito isto há milênios que a cura é estimulada através de medicamentos que não possuem substâncias ativas, sendo este o efeito placebo.
Recentemente a ciência descobriu que dentro das circunstâncias apropriadas um placebo pode ser tão eficaz quanto um medicamento tradicional. Visto que o efeito placebo vai além do pensamento positivo, é sobre acreditar que um tratamento ou procedimento vai funcionar. Diz respeito a desenvolver uma conexão mais forte entre o cérebro e o corpo, e como eles trabalham juntos.
O placebo é utilizado em testes de medicamento onde uma parte dos participantes recebem remédio que está sendo testado, e a outra, placebo, mas acreditando que recebeu o medicamento. Se ambos os grupos tiverem a mesma reação, melhorando ou não, isto significa que o medicamento não funciona.
Como o efeito placebo ajuda a curar doenças
No entanto, recentemente pesquisadores chegaram a conclusão que reagir ao placebo não significa que um determinado medicamento não funciona, mas, talvez, a presença de outro mecanismo não farmacológico.
Como o placebo funciona ainda é um mistério, entretanto uma reação neurológica complexa que envolve tudo, desde o aumento de neurotransmissores que provocam bem-estar, como endorfinas e dopaminas, até o aumento da atividade em algumas regiões do cérebro relacionadas ao humor, autoconsciência e reações emocionais são consequências do efeito no organismo. O efeito placebo é uma forma do cérebro comunicar ao corpo o que ele precisa para se sentir bem.
Dormir profundamente auxilia no combate à ansiedade
O ritual faz parte da reação que o corpo esboça durante o tratamento com placebo. Já que todos os estudos que foram analisados onde existia a comparação da droga com o placebo estavam presentes o fator ritual e ambiental. O indivíduo precisa ir ao consultório médico, passar por uma avaliação, receber pílulas exóticas e realizar procedimentos estranhos. Já que acreditar que está recebendo a atenção e cuidados necessários causa um impacto profundo na maneira como o organismo percebe os sintomas.
O blog Dr. Saúde é um espaço que vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Leia mais sobre como funciona o efeito placebo em: https://bit.ly/2v7jQ67
Deixe um comentário