Muitas pessoas recorrem aos suplementos alimentares para melhorar a ingestão de nutrientes e conquistar mais saúde e bem-estar. No entanto, o consumo excessivo pode ser mais prejudicial que benéfico à saúde. Visto que uma alimentação equilibrada é o suficiente para que o organismo obtenha os nutrientes necessários para funcionar apropriadamente.
Os suplementos alimentares são fontes concentradas de nutrientes utilizadas para complementar a ingestão diária. Em sua composição é possível encontrar óleo de peixe, substância que melhora a saúde do coração, minerais como o ferro que ajuda a prevenir anemia, assim como uma lista completa de vitaminas que vai de A a K. Sendo que a quantidade de nutrientes que compõem os suplementos é muito superior à encontrada nos alimentos.
Durante a gravidez é recomendado que as futuras mamães tomem um suplemento diário de ácido fólico para evitar defeitos congênitos, como espinha bífida, nos bebês. Também é indicado que mulheres em idade fértil, que são sexualmente ativas, tomem ácido fólico, ainda que estejam tomando contraceptivos, uma vez que pode ocorrer uma gestação não planejada.
Conforme a necessidade o consumo de suplementos alimentares pode ser recomendado pelo médico, como no caso de pessoas que apresentam ossos frágeis. Alguns idosos podem ter dificuldades para absorver os nutrientes dos alimentos, nesses casos o médico também indica o consumo de suplementos.
Uma alimentação saudável garante os nutrientes que o corpo precisa
Geralmente quem tem uma alimentação saudável, com refeições regulares e uma dieta balanceada normal não precisa repor nutrientes. Já que dietas onde existe uma variedade de alimentos, incluindo frutas, legumes, laticínios com pouca gordura, carne magra, peixe e alimentos ricos em amido (de preferência integral) oferecem os nutrientes diários necessários. Aliás, muitos suplementos podem ser prejudiciais à saúde e provocar efeitos colaterais indesejados.
14 hábitos ruins que te deixam cansado
O consumo de suplementos não corrige uma dieta pobre em nutrientes, pois os alimentos proporcionam muito mais do que isso. Eles oferecem energia ao organismo, fibras, proteínas e outras substâncias naturais que são benéficas ao nosso corpo. Além do mais, o que nos mantém saudável é a combinação de nutrientes encontrados nos alimentos trabalhando juntos.
Antes de começar a consumir suplementos alimentares procure um médico de confiança. O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Se quiser saber mais sobre o assunto acesse: https://bit.ly/2VBht6v
Deixe um comentário