Com a família toda em casa sem poder sair, em virtude do fechamento das escolas e a interrupção do trabalho, muitas pessoas estão se sentindo mais estressadas. Igualmente, a ausência da rotina regular pode causar ansiedade e interferir na dieta. Dito isso, uma alimentação saudável pode auxiliar na redução dos efeitos negativos causados pelo isolamento social.
A reeducação alimentar pode ser uma excelente forma de administrar a ansiedade e estresse causado pela pandemia. No entanto, conseguir planejar as refeições podem ser mais desafiador durante esse período, uma vez que cada membro da família tem gostos diferentes. Além disso, os altos e baixos emocionais podem levar a ingestão de alimentos ricos em açúcar, sal e gordura que acionam os mecanismos de recompensa do cérebro. Com o aumento do preço dos alimentos, bem como a indisponibilidade de alguns itens nas prateleiras do supermercado, tornou mais desafiador encontrar alguns alimentos. Por isso, comprar o que estiver disponível, mesmo que não faça parte da dieta regular, é tentador.
É difícil resistir a tentação de comer aquele doce ou lanche favorito nos momentos de tédio que a quarentena causa. No entanto, alimentos processados contêm carboidratos que causam um efeito rebote no sangue, produção desordenada de insulina, que pode provocar ansiedade e interferir no humor.
Como aumentar a imunidade do organismo?
Consuma ovos inteiros
Rico em colina, substância que melhora a comunicação entre os neurônios, o ovo auxilia na redução da ansiedade e depressão.
Verduras de folhas escuras
São fontes de zinco e selênio, também impactam positivamente a atividade cerebral. A vitamina B, que previne o envelhecimento e combate os radicais livres, é outra substância encontrada nessas verduras.
Não dispense o carboidrato da alimentação
Considerado um vilão da dieta, durante a quarentena as pessoas acabam eliminando o carboidrato das refeições. Porém, os carboidratos complexos que são encontrados na batata-doce, pão integral, lentilha, maçã, feijão-preto, aveia e banana devem estar presentes nas refeições. Por causa da sensação de alegria que proporciona a ingestão de carboidratos precisa ser controlada.
A interrupção na rotina causada pelo isolamento social, mais a avalanche de notícias sobre o crescimento do COVID-19 pode causa além do estresse, ansiedade, irritação, outras emoções negativas. Saiba mais sobre o assunto em: https://bityli.com/9S99N
Deixe um comentário