Já faz algum tempo que o uso de máscaras de tecido está no centro da discussão acerca dos cuidados para evitar o coronavírus. No início o Ministério da Saúde era contra tal prática, entretanto com o crescimento dos casos e para reduzir a transmissão, seu uso foi liberado para todos.
Como não existem máscaras N95 ou cirúrgicas para toda a população, as máscaras de tecido se tornaram uma opção aceitável. Apesar de não ser a melhor alternativa, é a mais adequada no momento. Por isso o Ministério da Saúde teve que voltar atrás na sua decisão e recomendar seu uso sempre que precisar sair de casa. Em algumas cidades seu uso já é obrigatório no transporte público e comércio. Sendo que já está sendo estudada a ampliação dessa obrigação.
Os profissionais de saúde que estão na linha de frente têm preferência no uso das máscaras N95 e cirurgia, assim como pessoas com sintomas respiratórios, espirro e tosse. Essa medida foi tomada para garantir o acesso dos profissionais aos equipamentos básicos de proteção. Já que por causa da histeria inicial às máscaras desapareceram do mercado, deixando esses profissionais mais vulneráveis.
As medidas sanitárias devem fazer parte da rotina diária
Estamos vivenciando o relaxamento da quarentena, com o crescimento no número de pessoas na rua. Ainda que o Governo recomende a manutenção do isolamento social, muitas pessoas estão saindo. Por isso, para evitar o contágio use máscaras toda vez que for sair. Além de manter as medidas de higiene que foram amplamente divulgadas.
Como aumentar a imunidade do organismo?
Veja a seguir um gráfico que mostra como a máscara atua na prevenção do coronavírus:
Lavar as mãos com água e sabão frequente e cuidadosamente, aliás, para matar o vírus é preciso realizar a higienização por no mínimo 20 segundos.
Usar álcool gel 70% quando não for possível lavar as mãos com sabão, também é preciso manter a substância por no mínimo 20 segundos para eliminar o vírus.
Evitar aglomerações.
Só sair de casa quando for realmente necessário.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, se quiser saber mais sobre o assunto acesse: https://bit.ly/2Svaf1u
Deixe um comentário