A ansiedade é uma reação da mente e do corpo em situações desconhecidas, de perigo e estressantes. Que estimulas sensações de angústia, desconforto e medo em momentos extremos. Certo nível de ansiedade é necessário para nos manter ligados e alerta. No entanto, para quem sofre com crises de ansiedade pode ser extenuante.
As crises de ansiedade são episódios carregados de medo ou pânico, que, geralmente, ocorrem sem aviso. Às vezes, são consequências de gatilhos óbvios como ficar preso no elevador ou apreensivo porque precisa fazer um grande discurso. Entretanto, muitas crises simplesmente acontecem.
Leia também: Conheça plantas que reduzem a ansiedade e ajudam na memória
O pico da crise de ansiedade acontece depois de 10 minutos, sendo que raramente duram mais de 30 minutos. No decorrer da crise a pessoa pode experimentar uma sensação de terror tão intensa que sentem que pode perder o controle ou até morrer. Além disso, os sintomas são tão extremos que leva o indivíduo acreditar estar tendo um ataque cardíaco.
Depois de um ataque a sensação de que outro vai acontecer em breve é muito latente, especialmente em locais públicos onde é mais difícil encontrar ajuda e fugir.
Como é o tratamento da ansiedade
Medicamentos, psicoterapia, terapias complementares e alternativas são algumas das opções de tratamento, aliás, os pacientes podem se beneficiar de uma combinação de várias dessas terapias.
Psicoterapia
A psicoterapia é um tratamento de longo prazo que envolve um conjunto de itens, como padrões de questionamento. O que determina quais terapias são mais adequadas é o diagnóstico do paciente e a preferência pessoal. Assim, permitir que o paciente consiga administrar suas emoções, estresse e compreender os padrões de comportamento que influenciam as relações interpessoais é o foco da psicoterapia.
Medicamentos
O medicamento é prescrito segundo os sintomas apresentados pelo paciente e outros elementos, como a saúde geral. Em alguns casos o medicamento é utilizado junto com a psicoterapia.
Terapias complementares e alternativas
Utilizadas como tratamento auxiliar juntamente com os tratamentos convencionais para reduzir os sintomas da ansiedade. A procura por terapias complementares tem aumentado por serem mais gentil e melhorar a qualidade de vida do paciente.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Leia mais sobre em: https://bityli.com/CRjmT
Deixe um comentário