Quem nunca se perguntou se aquele prato favorito era considerado uma alimentação saudável? Essa é uma dúvida bem recorrente. Principalmente, com a avalanche de alternativas de alimentos considerados saudáveis que encontramos nos supermercados, assim como os rótulos com informações enganosas. Ocorre que, ter uma alimentação balanceada pode parecer assustador e um hábito difícil de manter.
Ainda que os modismos com relação à alimentação venham e vão, há alguns elementos-chaves quando consideramos uma alimentação saudável que permanecem inalterados.
Alimentação balanceada, o que é?
Fornecer os nutrientes necessários para manutenção da saúde, bem-estar e garantir energia para o organismo é função de uma alimentação balanceada. Dito isso, água, carboidratos, gordura, vitaminas, minerais e proteínas são os componentes essenciais de uma alimentação equilibrada e saudável.
Infelizmente, alimentos frescos não são tão lucrativos para a indústria alimentar, já que o dinheiro está nos processados. Que são produtos ricos em calorias e não oferecem o valor nutricional que o corpo necessita. No entanto, por serem produzidos a partir de plantações de milho, soja e trigo pode induzir ao erro e serem considerados bons à saúde. Especialmente, porque não somos capazes distinguir todas as substâncias presentes na composição.
Segundo pesquisa quase 60% dos consumidores não compreendem o que está escrito nos rótulos, ou não sabem interpretar essa informação.
Leia também: Como começar o dia com mais energia?
Manter uma alimentação balanceada não significa eliminar determinados alimentos da dieta, ter uma dieta muito restritiva ou comer com o propósito de perder peso. Longe disso, o objetivo é ter mais energia, se sentir bem, melhorar a saúde e o humor.
Apesar de algumas dietas extremas sugerirem o contrário, precisamos equilibrar a ingestão de fibras, vitaminas, carboidratos, proteínas, gorduras e minerais para prover um corpo saudável. Logo, certas categorias de alimentos não devem ser banidas da dieta, mas sim escolher as opções mais saudáveis de cada grupo.
A importância da moderação
Moderação é ingerir somente a quantidade de comida necessária ao organismo. Em outras palavras, no final das refeições a sensação deve ser de satisfação, não de que está cheio. Diante disso, para muitas pessoas a moderação significa comer menos do está acostumado.
Lembre-se, não estamos falando de deletar aquele prato favorito. Se a pessoa seguir uma alimentação balanceada durante a semana no almoço e jantar, e escolher um dia para substituir uma dessas refeições por uma pizza, essa mudança de hábito pode ser considerada moderação.
Saiba como a ausência de uma alimentação saudável pode impactar a saúde em: http://twixar.me/dSZm
Deixe um comentário