A homeopatia é um sistema de tratamento desenvolvido na Alemanha por Samuel Hahnemann há mais de 200 anos. Apesar de ser considerado um sistema de tratamento jovem, já é o segundo método mais utilizado pelo planeta. A propósito, a homeopatia pode ser resumida em 3 conceitos: sólida, livre de efeitos colaterais e científica.
Vejamos alguns dos mitos disseminados sobre a homeopatia.
Medicamento homeopático é placebo
Diversas pesquisas já comprovaram a eficiência dos medicamentos homeopáticos. Além do mais, a capacidade de cura da homeopatia pode ser comprovada através dos milhões de tratamentos bem-sucedidos em todo o mundo.
O tratamento homeopático é demorado
Isso não é verdade, uma vez que os medicamentos homeopáticos têm ação rápida e eficaz, além do efeito mais prolongado da cura. Ocorre que, a duração do tratamento depende do quanto o organismo foi afetado pela doença.
Homeopatia não é indicada em casos de emergência
A homeopatia é um tratamento eficaz no alívio rápido de sintomas como febre, diarreia, tosse, calafrio, dor de cabeça, lesões, etc. O importante é procurar ajuda de um profissional homeopata certificado para que seja prescrito o remédio que mais atenda às singularidades do problema
Existe muita restrição alimentar em tratamento homeopático
Como os remédios homeopáticos são absorvidos pela língua e revestimento interno da boca, os pacientes são aconselhados a não comer nenhum alimento 15 minutos antes e 15 minutos após a ingestão do medicamento. Além disso, é recomendado a redução do consumo de alho e cebola crua, café forte e hortelã, pois, eles podem cortar o efeito dos medicamentos. Sendo essas as únicas restrições alimentares do tratamento.
Homeopatia não pode ser usada com outros medicamentos
A homeopatia é um sistema de tratamento auxiliar, logo pode ser utilizada com outros métodos sem provocar efeitos colaterais e complicações.
Leia também: Homeopatia funciona. E é comprovado!
Por exemplo, a homeopatia ajuda no alívio dos efeitos colaterais causados pela quimioterapia.
Geralmente, o médico pergunta ao paciente sobre restrições a determinados medicamentos que possam influenciar na ação do tratamento ou na análise da evolução da doença.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Conheça mais mistos e verdades sobre homeopatia em: http://twixar.me/S0gm
Deixe um comentário