Segundo estudo realizado em 18 países a prática de atividades físicas auxilia na redução dos sintomas de depressão em idosos. Além dos benefícios a saúde a prática de atividades físicas também melhora a autoestima e confiança, já que incentiva a interação social.
A promoção da interação social é uma contribuição significativa da atividade física no tratamento da depressão em idosos. Visto que pessoas que enfrentam a doença tendem a passar muito tempo ponderando acerca dos desafios da vida. Portanto, os exercícios criam um ambiente onde é possível compartilhar experiência, principalmente quando realizados em espaços coletivos.
Considerada a principal causa de incapacidade e segundo maior motivo de redução dos anos de vida a depressão provoca perda de energia, falta de interessante pelas atividades diárias e tristeza profunda.
Leia também: Câncer: mesmo após tratamento, novos hábitos devem continuar!
Ausência de sono, falta de apetite, sentimentos de culpa, problemas de concentração, baixa autoestima, falta de confiança e, em casos extremos, pensamentos suicidas, são alguns dos sintomas da doença.
A prática de atividades físicas faz parte de um estilo de vida mais saudável, assim como uma alimentação balanceada e quantidade de sono adequado. Logo, são hábitos que precisam fazer parte da rotina de todos, especialmente das pessoas na terceira idade. Já que, ajuda na prevenção de depressão em idosos.
Prevenindo depressão em idosos com atividades físicas
Em virtude das limitações físicas os exercícios precisam ser adaptados as habilidades motoras dos idosos. No entanto, a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda 30 minutos diários de atividades físicas moderadas (caminhadas, jardinagem e tarefas domésticas). Ou 3 sessões de atividades físicas intensas com duração de 20 minutos cada semanalmente (corrida, ginástica ou musculação). Mesmo a realização de exercícios apenas uma vez por semana proporciona benefícios à saúde física e mental dos indivíduos na terceira idade.
Como as mulheres são as mais afetadas pela depressão, quase duas vezes mais que os homens, a atividade física regular se torna particularmente necessária para prevenir a depressão em idosos. O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Leia mais sobre o assunto no link: http://twixar.me/wDJm
Deixe um comentário