Como, geralmente, as mulheres são responsáveis pela saúde da família, não é de se espantar que nesse momento de pandemia de COVID-19 os cuidados com a casa, com a família, restrições financeiras e trabalho associados com o isolamento social e o anseio de ficar doente tem provocado dois fenômenos importantes na rotina delas.
Primeiro, as mulheres têm relaxado dos cuidados com a própria saúde. Bem como, da alimentação, prática de atividades físicas e consultas de rotina no ginecologista deixaram de ser prioridade nesse período tão incerto.
Segundo, o acúmulo de tarefas incentivada pela pandemia de COVID-19 tem causado sobrecarga mental nas mulheres. Além disso, o excesso de informações que chegam diariamente, o trabalho, a rotina familiar intensa e o aprendizado dos filhos tem impactado negativamente a saúde física e mental das mulheres.
Já que, a rotina mudou em função da pandemia de COVID-19 o estresse é a principal queixa das mulheres durante o período. Ocorre que, o estresse aumenta a produção de cortisol no nosso organismo afetando o sistema imunológico.
No início do isolamento social as autoridades de saúde recomendaram que as pessoas evitassem ir aos postos de saúde e hospitais, por isso, muitas pessoas deixaram de buscar ajuda médica.
Pandemia potencializou o problema de sobrecarga nas mulheres
Como a mulher é treinada para cuidar desde sempre a pandemia de COVID-19 só potencializou esse problema. Por isso passar a vida tentando atender todas as demandas da família, da casa, ser uma excelente profissional, evitar que as crianças sejam expostas ao vírus, manter uma alimentação saudável e ser uma mãe exemplar têm causado frustrações, pois, as mulheres precisam ser boas em tudo. Dito isso, chegamos num momento em precisamos rever essa estrutura, para reduzir a sobrecarga da mulher e dividir responsabilidades.
Por se tratar de um ser integral não podemos separar o físico do emocional quando falamos dos efeitos do estresse na saúde. As mulheres têm relatado uma piora da TPM, isso acontece porque os sintomas se potencializam e são somatizados.
Leia também: Alimentação saudável e pandemia: o que mudou
A homeopatia ao considerar todos os aspectos da vida da pessoa é um tratamento que auxilia na redução dos sintomas provocados pelas flutuações hormonais que as mulheres enfrentam ao longo da vida. Bem como, melhora o sistema imunológico para que esse seja capaz de combater enfermidades.
Como um ser biopsicossocial todos os aspectos da vida do ser humano interferem na saúde, por isso não devemos separar causa física, mental e social no momento de diagnosticar o problema de saúde. A homeopatia é um sistema de tratamento que analisa todas as essas características da pessoa para encontrar a origem do problema e determinar o tratamento mais adequado.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Para mais informações sobre como a pandemia está influenciado negativamente a saúde das mulheres acesse: https://bit.ly/3sYxyQT
Deixe um comentário