Os animais de estimação fazem muito bem à saúde das pessoas em qualquer idade. Entre os benefícios que ter um bichinho traz estão desde reduzir estresse até detectar câncer. Alguns hospitais pelo mundo entendem que os benefícios são maiores que os riscos e permitem que os pets visitem seus parentes internados, até em unidades de terapia intensiva.
Conheça algumas vantagens em ter um animal de estimação:
– Companhia – Os pets são excelentes companhia para quem fica muito tempo sozinho. Não só os cachorros podem ser considerados o melhor amigo do homem, mas outros animais domésticos, quando amados, devolvem esse amor. Os efeitos psicológicos nas pessoas são incríveis, passam por segurança e afeto. Em pessoas que sofrem algum transtorno depressivo auxilia como forma de diminuição do isolamento social.
– Diminuição do estresse – Estudos comprovam que a pessoa se acalma com seu animal de estimação. Isso porque a troca de afeto com o animalzinho diminui o hormônio do estresse no organismo, provocando melhora na qualidade de vida.
– Diminuição da depressão – Quem tem tendência a ficar mais triste e se deprime com facilidade, tem outro benefício. Diversas pesquisas já mostraram que essa convivência reduz a sensação de solidão, a ansiedade e a depressão. Isso porque, quando o humano passa parte do dia com um bicho, ele passa a produzir mais hormônios como a ocitocina, a prolactina e a serotonina, que melhoram o humor. É comprovado que um tempo por dia dedicado ao seu animal de estimação equivale a um bom tratamento à base de remédios.
– Aumenta o amor-próprio – Como os animais não julgam nossos atos, eles nos ensinam a também não nos julgar. O laço de carinho incondicional criado com o pet, gera autoestima e faz também com que a pessoa passe a gostar mais de si.
– Motivação para vida social – Vivemos em tempos de isolamento social, mas o animalzinho de estimação pode nos ajudar a ser mais sociável. Além de algumas atividades que eles exigem, como passear com seu cachorro, ou fazer alguma recreação com seu pet, a interação social com ele, promove esse bem-estar. É um passo para o reaquecimento social do indivíduo. A pessoa passa a ser mais comunicativa e sociável.
– Faz bem ao coração – Algumas pesquisas comprovaram que um pet ajuda a reduzir a pressão sanguínea, o colesterol e o nível de triglicérides. Isso serve para prevenir ataques cardíacos e doenças cardiovasculares.
– Diminui o risco de alergias em crianças – Isso porque, com a convivência, os pequenos desenvolvem um sistema imunológico mais forte. Esse efeito, no entanto, não acontece entre adultos que já sofrem de alergias.
– Cria responsabilidade – Não é só crianças que tem problemas com responsabilidade. Adultos indisciplinados podem ser bastante beneficiados com um animalzinho. Porque a rotina de cuidados com o bichinho pode auxiliar disciplina que a pessoa precisa ter.
– Traz felicidade – Os cuidados e a troca de afeto com o bichinho aumenta os níveis de oxitocina que estimulam a produção de serotonina e dopamina.
<< Relembre sobre os hormônios da felicidades>>
– Cachorros ajudam a detectar câncer e hipoglicemia – Pelo olfato do cão, desde que ele seja treinado para isso, é possível que ele identifique se a pessoa tem câncer em algumas regiões como pele, bexiga, pulmão, mama, ovário e colo. Já a hipoglicemia é detectada pelo animal pelos feromônios
Deixe um comentário