De antemão é preciso que seja esclarecido que esse tema surgiu de acordo com o aumento de casos de pessoas com alguma doença autoimune. Contudo muitas pessoas ainda não sabem o que são e porque as doenças autoimunes estão se desenvolvendo. Por isso o Blog Dr. Saúde, uma publicação da Clínica Homeomed e do Dr. Rafael E. G. Karelisky, traz esse o desenvolvimento desse tema, que é de tanta relevância para a saúde das pessoas.
O que são as doenças autoimunes?
Primeiramente vamos explicar o que são esses distúrbios da saúde auto provocados. Pois, como o próprio nome diz, são auto fabricadas. Ou seja, essas doenças são respostas do sistema imunológico contra o próprio organismo, onde há a destruição de células saudáveis pelo sistema imune.
<<Leia também: Como fazer saúde na nossa vida?”
Causas das doenças autoimunes
Infelizmente ainda não se sabe ao certo o que leva o sistema imunológico do organismo a atacar células sadias. Estudos muito preliminares tentam associar o aparecimento dessas doenças com uma pré-disposição genética. Porém, isso ainda é muito precoce. O que podemos afirmar é que existem fatores que contribuem para desencadear essas doenças:
- bactérias;
- vírus;
- toxinas;
- hormônios;
- medicamentos específicos;
- estresse.
<<Leia também: Homeopatia – Tratamento integrativo também na terceira idade!>>
Outro ponto importante que contribui para o surgimento das doenças autoimunes é o desequilíbrio do organismo. Dr. Rafael explica que o surgimento de tantos casos nos consultórios pode estar associado ao desequilíbrio do organismos provocado pela pandemia. “Na visão homeopática o equilíbrio do organismo é muito importante. E esse desequilíbrio que tem acontecido por conta de vários fatores, como a pandemia, o isolamento, fatores sociais, desemprego, e uma série de problemas que têm afetado o equilíbrio das pessoas”, esclarece Dr. Rafael E. G. Karelisky, médico Homeopata e Cardiologista.
E quais são as doenças autoimunes?
Existem mais de 50 doenças chamadas autoimunes, ou seja, que o próprio organismo “cria”. As mais comuns são:
- Lúpus – Inflamação que ataca os tecidos;
- Artrite reumatoide – Inflamação que ataca as articulações, incluindo as das mãos e dos pés;
- Doença de Crohn – Infecção viral ou bacteriana que ataca o trato digestivo;
- Vitiligo – Ataca a produção de melancólicos, as células responsáveis pela produção de pigmento da nossa pele;
- Psoríase – Doença crônica e sem cura que causa a reprodução acelerada de células da pele, espessamente e descamação;
- Diabetes tipo 1 – Doença também crônica que leva o pâncreas a não produzir insulina suficiente;
- Esclerose múltipla – Faz o sistema imunológico a destruir a cobertura protetora de nervos;
- Doença celíaca – Reação à ingestão de glúten;
- Tireoidite de Hashimoto – Ataca a tireoide, glândula responsável pelo metabolismo;
- Síndrome de Sjögren – Distúrbio do sistema imunológico caracterizado por olhos secos e boca seca.
Tratamento e prevenção
Cada um dos desequilíbrios do organismo citados tem um tratamento próprio, mas a homeopatia pode auxiliar em todos, uma vez que o tratamento homeopático busca sempre reestabelecer o equilíbrio do organismo.
Já a prevenção para essas doenças passa pelo controle do organismo. Parece impossível, mas uma vida saudável é sempre a recomendação. Alimentação equilibrada, prática de atividades físicas, controle do estresse e das emoções. Ainda assim, manter seu tratamento homeopático em dia, uma vez que nas consultas o médico pode reconhecer os sinais nos primeiros sintomas.
Leonete diz
Qual o tratamento para Síndrome de Sjogren?
Homeomed - Clínica médica e de Homeoparia diz
oi Leonete
Os tratamentos homeopáticos visam sempre a melhora do todo. E para cada pessoal o tratamento é único.
Para ter acesso ao tratamento especifico, basta agendar uma consulta com um médico homeopata. Caso tenha interesse, fale conosco no telefone disponível no rodapé dessa página.
Boa sorte.