Muita gente sofre com hipertensão, mas um número muito maior nem sabe o que é. Então, primeiro vamos contextualizar. A hipertensão é um aumento anormal e por longo período da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias e veias do corpo.
Também conhecida como pressão alta o problema é causado por algum mal funcionamento do coração. Uma vez que o funcionamento normal do coração bombeia o sangue dali para os vasos e artérias do corpo. Aí. o sangue exerce uma força natural contra as paredes internas das artérias. Os vasos, por sua vez, oferecem certa resistência a essa passagem. E é essa disputa de força entre o sangue e a artéria que determina a pressão arterial.
<<Leia também: Autoimunes – As doenças que fabricamos!>>
Hipertensão: Doença silenciosa
A pressão alta não doí, não dá sinais. É silenciosa mas pode causar grandes danos. Por ser uma situação crônica, vai se instalando sem fazer alarde, progredindo lentamente, mas com longa duração. No Brasil, quase 400 pessoas morrem por dia em decorrência de problemas ligados à pressão alta, como infartos, AVCs, aneurismas e insuficiência renal ou cardíaca. Mas muitas dessas pessoas não sabiam que estavam doentes.
Causas da pressão alta
A pressão alta é hereditária em 90% dos casos, contudo, há uma série de fatores e hábitos de vida que influenciam os níveis de pressão arterial, entre eles:
– Fumo;
– Consumo de bebidas alcóolicas;
– Obesidade;
– Estresse;
– Elevado consumo de sal;
– Altos níveis de colesterol;
– Falta de atividade física.
<<Leia também: Como fazer saúde na nossa vida?>>
Prevenção e tratamento
Como Dr. Rafael E. G. Karelisky é também cardiologista, nós batemos um papo com ele, pra ele nos contar o que podemos fazer para prevenir a hipertensão, além do tratamento indicado. “A atividade física, principalmente a aeróbica, ajuda muito no controle da hipertensão. Outro ponto importante para a prevenção é a saúde mental. Como seres integrais que somos, nosso coração está obviamente ligado ao estresse que produzimos. Vale lembrar que o tratamento homeopático auxilia e quando necessário a homeopatia é utilizada com a alopatia”, destaca Dr. Rafael.
Geraldo diz
Me parece que é mais rara, a hipertensão quando o fígado tem limitação para metabolizar os aminoácidos e ácidos graxos, fazendo com que em alguma parte do Sistema Circulatório haja artéria sem o revestimento “ideal” para evitar a hiper pressão sanguínea, que no meu caso, havia na carótida direita, havendo impossibilidade até de registrar as pressões naquele monitoramento de 24 horas. Em agosto desse ano, presumo pela atuação do Médico do Sacrário, a referida carótida depois de 55 anos, constou no exame, com tal revestimento em suas paredes! Mas claro, sei que aquela (desafiadora) recomendação médica de evitar o stress, tenho que seguir. O Ser Humano tem o paradoxo de viver em comunidade e, a sociabilizacao é salutar, mas o convívio harmônico é uma via, muitas vezes, de “mão única” alcançada!