O distanciamento social está sendo desafiador para todos, principalmente para os idosos com uma rotina mais ativa. Aliás, é comum ouvirmos relatos dos filhos que não conseguem segurar seus pais em casa, especialmente nesse momento que precisamos ficar em casa para evitar a COVID-19 e cuidar da saúde dos idosos.
Além de ficar em casa para impedir o contágio pelo novo coronavírus, não devemos esquecer as visitas periódicas ao médico. Ocorre que durante os primeiros meses do isolamento social muitas pessoas não realizaram os exames de rotina, ou encontraram dificuldades para marcar consultas médicas. Entretanto, é fundamental que os exames sejam realizados conforme indicação do médico de confiança da família.
Leia também: Situações estressantes podem impactar a tireoide
Ainda que ficar em casa seja reconfortante em alguns momentos, pode se tornar solitário e estressante, sendo que o isolamento pode causar depressão e ansiedade. A propósito, com a queda da temperatura fica mais complicado realizar atividades físicas e, até mesmo, socializar. Vejamos a seguir algumas dicas para manter a saúde dos idosos nos trilhos.
Pratique atividades físicas
Atividades leves podem ser praticadas em casa. Faça pequenas caminhadas pelo quintal, ou dentro de casa. Antes de começar, tenha certeza de que não existem obstáculos pelo caminho.
Ioga e alongamento são exercícios que não precisam de muito espaço para serem realizados. Dançar também é uma atividade prazerosa que ajuda a melhorar o humor, os níveis de energia, a sensação de relaxamento e a qualidade do sono.
Foco na alimentação
Hábitos alimentares saudáveis ajudam a evitar problemas de saúde e garantem mais energia para o organismo funcionar satisfatoriamente. Logo, evite comida processada e industrializada, logo invista em alimentos frescos. Frutas, legumes e vegetais devem fazer parte da alimentação diária, assim como as proteínas (carnes).
Mantenha contato
Use a tecnologia para manter contato com amigos e parentes, os aplicativos de videochamadas são uma excelente opção para matar a saudade. Também tem os aplicativos de mensagens e o bom e velho telefone, para aqueles que têm dificuldades com novidades.
Gerencie o estresse
Meditação e ioga são práticas que ajudam a reduzir o estresse do dia a dia, além disso, são atividades liberadas para pessoas de todas as idades, inclusive idosos.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Para mais conteúdo sobre como manter a saúde dos idosos acesse: https://bit.ly/3yVQGmD
Deixe um comentário