A pandemia parou o mundo e mudou a maneira como interagimos como sociedade. Desde o início da quarentena em março de 2020 até o momento o Brasil perdeu mais de 500 mil vidas para a COVID-19. Por isso, é importante manter os protocolos de prevenção e o distanciamento social. Acontece que, uma análise de dados recente encontrou uma relação entre obesidade e taxas de mortalidade do novo coronavírus.
A Federação Mundial de Obesidade divulgou no mês de março um estudo que analisou os números da COVID-19 e percebeu que em países onde mais de 50% da população está acima do peso as taxas de mortalidade do novo coronavírus foram 10 vezes maiores, esse é o caso do Reino Unido e dos Estados Unidos.
Leia também: Cuidado com a obesidade na quarentena
Para chegar a essa conclusão a Federação Mundial da Obesidade, organização sem fins lucrativos associada à OMS, verificou dados acerca da letalidade do vírus da Universidade Johns Hopkins e OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre obesidade. Dito isso, a Federação percebeu que 2,2 milhões de mortes, entre as 2,5 milhões de vidas perdidas durante a pandemia aconteceram em países com grande número de obesos.
Reino Unido e EUA os países com maior taxa de mortalidade do novo coronavírus em função da obesidade da população
No Reino Unido onde 63,7% dos adultos apresentam sobrepeso a taxa de mortalidade da COVID-19 é de 184 para cada 100 mil habitantes. Nos Estados Unidos a taxa é de 152,49 por 100 mil habitantes, sendo que 67,9% da população apresenta sobrepeso.
Já o Vietnã país onde somente 18,3% da população adulta apresenta sobrepeso a mortalidade da COVID-19 foi de 0,04 a cada 100 mil habitantes.
Ainda nenhum país com taxas de sobrepeso inferior a 40% ostentou níveis altos de mortalidade do novo coronavírus.
Mesmo que a idade avançada tenha sido uma das principais causas de morte por COVID-19, com esse estudo ficou claro que a obesidade também é um fator que ajudou a elevar os números. Logo, é preciso investir em políticas públicas para combater o sobrepeso.
Não podemos relaxar os protocolos de prevenção da COVID-19, pois, até quem já foi vacinado precisa manter o distanciamento social e usar máscara. O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Para ler a reportagem completa sobre a influência da obesidade nas taxas de mortalidade do novo coronavírus acesse: https://bit.ly/3yOGg7u
Deixe um comentário