O suicídio de Lucas filho da cantora de forró Walkyria Santos surpreendeu a todos, pois, aparentemente o jovem de 16 anos não tinha motivos para acabar com a própria vida. Tal atitude levou especialistas e sociedade a refletir sobre o aumento dos casos de suicídio jovens, bem como o impacto das redes sociais nas nossas vidas. Sim, todos somos impactados, seja em menor ou maior intensidade. No entanto, para um ser em desenvolvimento as consequências podem ser maiores que imaginamos.
A cantora fez um desabafo emocionante nas suas redes sociais falando sobre os comentários de ódio que seu filho recebeu, após publicar um vídeo simulando um beijo com um amigo. O post do adolescente atraiu muitos comentários agressivos e homofóbicos, apesar de Lucas ser um homem hétero. Que podem ter sido a causa da atitude desesperada tomada pelo rapaz. Segundo Walkyria esse ataque levou seu filho a tirar a própria vida.
Jovens um dos alvos do Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo foi criado pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatra) em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina), com o propósito de prevenir e reduzir o suicídio no país, especialmente entre os jovens.
Segundo dados do Ministério da Saúde publicados em 2019 as tentativas de suicídio entre jovens de 15 a 29 anos passou de 18,3% em 2011, para 39,9% em 2018. Diante disso, precisamos falar sobre o assunto, pois, o suicídio precisa deixar de ser um tabu entre as famílias. Já que se trata de uma realidade que aumentou, consideravelmente, nos últimos 20 anos.
Ainda que tentemos encontrar uma causa para o suicídio, não é possível determinar o que leva uma pessoa a tomar a decisão de interromper a própria vida. Visto que, existem muitas variáveis que levam um indivíduo a tomar tal decisão.
<<Leia também: Redes sociais elevam depressão>>
Precisamos promover estratégias de enfrentamento para ajudar os jovens a lidar com a própria existência. Investindo em abordagens multidisciplinares. Também devemos voltar nossa atenção à saúde mental, pois, nem tudo é frescura. A pessoa pode realmente estar enfrentando um desafio emocional que não é capaz de administrar sozinha. Aqui a empatia faz toda a diferença na vida de quem amamos.
Para mais informações sobre estratégias de enfrentamento e atenção ao suicídio entre os jovens acesse: https://bit.ly/2WAA6tO
Deixe um comentário