Desde o início dos anos 1990 que durante o mês de outubro é realizada a campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama chamada Outubro Rosa. A propósito, o câncer de mama é o mais frequente em mulheres, dado que demonstra a relevância de companhas como essa que incentivam o diagnóstico precoce.
O desenvolvimento irregular das células dos seios, que favorece a multiplicação dessas células até se tornarem um tumor maligno, é o que causa o câncer de mama. Sendo que o caroço é o sintoma mais fácil de ser percebido, que pode, ou não provocar dor. Além disso, a pele dos seios pode apresentar uma textura semelhante à casca de laranja, ou surgirem alguns caroços embaixo do braço. Entretanto, somente um médico tem o conhecimento necessário para analisar essas alterações e diagnosticar o problema. Portanto, procure um especialista em caso de suspeita.
A importância do diagnóstico precoce do câncer de mama
Prevenir é essencial, pois, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.
Assim mulheres a partir dos 40 anos devem realizar o exame preventivo anualmente. Especialmente, as com histórico da doença na família, ou que já tiveram esse câncer e de ovário em algum momento da vida. Nesses casos onde o risco de desenvolver o câncer de mama é maior, os exames preventivos anuais devem ser realizados a partir dos 35 anos.
<<Leia também: Homeopatia é aliada da Saúde da Mulher na Terceira Idade>>
O autoexame, aquele em que a mulher apalpa o seio é o primeiro passo do processo de reconhecimento e diagnóstico precoce do problema. Já que, conhecer a região é primordial para detectar anomalias. Entretanto, não deve substituir os exames anuais recomendados. Também pode ser realizado todos os meses.
Investir num estilo de vida mais equilibrado, mantendo uma alimentação saudável, praticando atividades físicas e evitar fumar, ajuda na prevenção do câncer de mama e dos demais problemas de saúde.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Para mais informações sobre o Outubro Rosa e diagnóstico precoce do câncer de mama acesse: https://bit.ly/3mjZld6
Deixe um comentário