Estamos recebendo um grande número de perguntas sobre o final do ano. Doutor eu posso abolir o uso das máscaras? Posso tirar a máscara? A resposta é não.
Ainda não temos uma quantidade suficiente de pessoas imunizadas no Brasil. Pois, na minha opinião precisamos de pelo menos 85% de vacinados completos, que completaram o esquema vacinal, no país. Entretanto, ainda não alcançamos esse percentual, explicou o Dr. Rafael.
Portanto, a resposta é não. Não devemos tirar a máscara, enfatiza o Dr. Rafael Karelisky.
Então, com as festas de final de ano chegando como proceder?
Outra dúvida muito recorrente é com relação às festas de final de ano. Como podemos proceder? Vamos poder reunir a família? Sim, acredito que seja possível reunir a família. Com a chegada do Natal e Réveillon vamos poder reunir a família. Mas, com cuidado!! Falou o Dr. Rafael Karelisky
<<Leia também: Conheça a tecnologia usada para produzir as vacinas contra a COVID-19>>
Precisamos realizar as reuniões familiares mantendo o uso das máscaras. Já que se fosse para celebrar só com as pessoas com quem moramos, poderíamos nos reunir sem máscaras. No entanto, virão convidados e parentes de fora. Que são pessoas de outras casas, cidades e localidades.
Portanto, devemos evitar aglomerações em casa convidando menos pessoas. Também precisamos manter o uso das máscaras nas reuniões de final de ano.
Deixar de usar máscaras é uma atitude irresponsável. Que acredito que a grande maioria não vai fazer. Pois, se isso acontecer iremos colher frutos bem amargos no início do próximo ano, salientou o Dr. Rafael Karelisky.
Vacinação contra a COVID-19 em números
Segundo dados publicados em 5 de dezembro, 64,07% da população, 136.666.885 pessoas, estão totalmente imunizadas. Já tomaram a segunda dose ou dose única da vacina.
74,82% da população tomou a primeira dose.
Sendo que no Brasil foram aplicadas 314.083.668 no total, entre primeira, segunda e dose de reforço. O estado de São Paulo é o que mais vacinou com 76,15% da população com esquema vacinal completo e 84,7% que tomou pelo menos a primeira dose.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Matéria completa sobre os números da vacinação no Brasil em: https://glo.bo/3Es57Be
Deixe um comentário