Segundo estudo realizado por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) a prática de atividade física pode aumentar a eficácia e prolongar a ação dos anticorpos em pessoas com imunização completa contra a COVID-19.
Ter um estilo de vida ativo melhora a proteção das vacinas contra o novo coronavírus. Pois, os exercícios físicos fortalecem o sistema imunológico. De acordo com dados obtidos através de estudo que contou com a participação de mais de mil voluntários.
Os pesquisadores perceberam que os voluntários que praticavam exercício por no mínimo duas horas e meia semanais. Que também não ficavam sentados ou deitados por mais de 8 horas diárias, foram os que mais desenvolveram anticorpos contra a COVID-19.
Isso acontece porque indivíduos que foram imunizados com as duas doses da vacina, e que praticam atividades físicas regulares aumentam a presença de anticorpos contra a doença em até 40%.
<<Leia também: Conheça a tecnologia usada para produzir as vacinas contra a COVID-19>>
Além disso, pessoas que se exercitam com frequência conseguem prolongar a ação dos anticorpos em até 50% após 6 meses da imunização completa.
O estudo foi feito com pessoas vacinadas com a Coronavac, porém, os pesquisadores acreditam que os benefícios podem se estender às demais marcas. Claro que serão necessários estudos para provar tal efeito, mas perspectivas são muito positivas.
Atividade física que pode ser feita em casa
Para se exercitam não é necessário sair de casa, já que é possível fazer alongamentos, dançar, pular corda, agachamento, flexões, abdominais, meditação, entre outros exercícios.
A caminhada também é uma atividade de baixo impacto que pode ser realizada por pessoas de todas as idades. O importante é não exigir muito do seu corpo logo de início, comece fazendo caminhadas curtas e vá aumentando o ritmo e intensidade aos poucos. Afinal, não estamos treinando para participar de uma maratona, a intenção é ter um estilo de vida mais saudável.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Para entender como a atividade física aumenta o efeito da vacinação acesse: https://bit.ly/3HzYDBQ
Deixe um comentário